Episódio aconteceu após assinatura com OS para gerir Hospital de Várzea Grande
Mulher desmaia e tenta agredir secretário
Uma mulher identificada como Adriana Domingues Alves Inácio e moradora de Várzea Grande invadiu a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para reivindicar a entrega de um medicamento para tratamento de epilepsia.
Mesmo com recomendação médica, ela não consegue retirar o medicamento da farmácia de alto custo há 5 meses sob a alegação de falta no estoque. Ela tentou agredir o secretário Pedro Henry, mas, foi contida pelos seguranças.
Trata-se de 100 gramas de lamotrigina, uma droga anticonvulsivante utilizada no tratamento da epilepsia e do transtorno afetivo bipolar. O medicamento também atua como estabilizador do humor.
Desesperada, Adriana Domingues se deparou na entrada do prédio com o secretário de governo de Várzea Grande, Wilton Coelho, o Wiltinho (PR), que estava antes no gabinete do secretário Pedro Henry prestigiando a assinatura de um contrato com a Organização Social (OS) que irá administrar o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
Muita nervosa, pedia auxílio sempre alertando que precisava do medicamento. "Eu preciso deste medicamento, entra lá dentro, me ajuda, cadê eles que não estão aqui para me atender".
Surpreendido, Wiltinho se comprometeu em ajudar a mulher encaminhando-a para a recepção. No entanto, Adriana Domingues, desmaiou na recepção sendo atendida por uma equipe de servidores da Secretaria de Saúde.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e ao chegar conseguiu acordá-la. Adriana Domingues se deparou com o secretário Pedro Henry e passou a reivindicar o medicamento com urgência.
Henry pediu calma informando que iria acionar sua equipe de assessores, mas passou a ser xingado com palavras de baixo calão. A agressão a Henry foi contida porque a mulher estava sendo acompanhada pelos seguranças.
Depois disso, Adriana foi encaminhada a uma sala na Secretaria de Saúde para conseguir o medicamento.
Curiosamente, minutos depois, um oficial de Justiça chegava a Secretaria de Saúde para notificar Henry de uma liminar que obrigava o Estado a atender um paciente que precisa de uma cirurgia.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde informou que a equipe jurídica foi acionada para viabilizar o fornecimento do medicamento. A justificativa dada para o medicamento não ter sido entregue anteriormente é a de que havia problemas documentais em seu registro na Farmácia de Alto Custo.
Outro fato curioso é que em audiência pública na Assembleia Legislativa, o secretário Pedro Henry anunciou que duas toneladas de medicamentos seriam jogados no lixo porque estariam com a validade vencida. Ao ser questionado hoje pela suposta falta de planejamento no setor de compras preferiu desconversar. "É um assunto muito mais grave e complexo do que se imagina", imagina.
O repórter do Midianews, Rafael Costa, flagrou o momento em que Adriana Domingues Alves pede ajuda ao secretário de governo de Várzea Grande, Wilton Coelho, o Wiltinho. A cena foi registrada na entrada da Secretaria de Estado de Saúde. Confira.
Comentários