A celebração do dia 30 de abril costuma desencadear os rumores sobre a possível abdicação da rainha Beatriz em seu filho Guilherme Alexandre, casado desde 2002 com a argentina Máxima Zorreguieta, já que a rainha Juliana escolheu em 1980 essa data para passar o trono a sua filha.
No entanto, este ano esses rumores começaram em janeiro, coincidindo com o 73º aniversário da monarca, e curiosamente foram silenciados nas últimas semanas.
No Dia da Rainha, realizado na data do aniversário da rainha Juliana, a família real visita um ou vários povos do país, sendo este ano a vez das localidades de Thorn e Weert, na província de Limburgo.
Pela primeira vez desde 2005 a família real estará completa na sua visita a estas duas localidades, já que desde 2006, por motivos pessoais ou de saúde, algum membro estava ausente.
Junto à rainha, seus três filhos e respectivas esposas, estarão a irmã da monarca, a princesa Margaret, seu marido, Pieter van Vollenhoven e os quatro filhos com suas respectivas cônjuges.
O resto da Holanda se veste de laranja que invade as ruas e comércios ambulantes onde especialmente crianças põem à venda os brinquedos que já não usam.
As medidas de segurança no Dia da Rainha se fortaleceram desde que em 2009 um jovem atingiu várias pessoas com seu carro em alta velocidade, tendo como objetivo bater contra o ônibus no qual viajava a família, na cidade de Apeldoorn, e causou oito mortes, incluindo o autor e 22 feridos.
Comentários