Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 16:36

    Imprimir


A safra de laranja do Estado de São Paulo, que produz cerca de 85% da fruta no Brasil, deverá se recuperar na temporada 2011 e 2012, podendo crescer até 25%, o que permitirá uma recomposição de estoques na poderosa indústria exportadora de suco do país após uma colheita reduzida no ano passado, disseram analistas.

 

Na temporada passada, a produção paulista foi afetada por um clima adverso e por doenças como o fungo conhecido como estrelinha, ficando abaixo de 300 milhões de caixas de 40,8 kg. Mas o tempo tem sido favorável para desenvolvimento da laranja que começa a ser processada pela indústria em maio, de acordo com três especialistas ouvidos pela Reuters, e a produção poderá ficar em torno de 350 milhões de caixas.

 

"Deu uma condição de estresse (hídrico) legal (no ano passado, favorecendo a florada). Não foi um exagero (a seca). Depois, quando começou a chover, foi bem, e deu uma temperatura adequada", afirmou José Eduardo M. Teófilo, presidente do Gconci, grupo especialiazado em citrus.

 

O governo de São Paulo, em parceria com o Ministério da Agricultura, deverá divulgar na próxima semana a sua primeira previsão que considera os efeitos da florada de fevereiro. A indústria, representada pela CitrusBR, também promete sua primeira estimativa para a próxima semana. O Brasil é o maior exportador de suco de laranja industrializado do mundo, com mais de 80% das vendas externas globais e uma indústria que fatura cerca de US$ 2 bilhões por ano. "A safra vai girar na faixa de 350 a 360 (milhões de caixas)...", destacou Teófilo.

 

Apesar de contar com uma produção maior, a indústria terá que enfrentar o crescente consumo interno de fruta no Brasil - tradicionalmente os brasileiros consomem pouco o suco produzido por sua indústria -, diante da melhora da renda da população.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/93917/visualizar/