Sinop: Bortoli reivindica centro para tratar dependentes químicos
O aumento do consumo de drogas entre os jovens já se tornou uma grave problema de saúde pública. Em Sinop não é diferente. Com o intuito de resgatar esses jovens desse vício, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Ademir Bortoli, tenta viabilizar junto a União, medidas que venham atender aos dependentes químicos no que tange o tratamento e recuperação do vício.
Em indicação aprovada na última sessão ordinária, Bortoli reivindica do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a viabilização de recursos para a construção de um Centro de Recuperação e Tratamento para Dependentes Químicos.
“Entendo que muito já passou da hora da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal encararem esse problema, investindo recursos da saúde pública na construção de centros modernos, bem equipados e dotados de profissionais capazes de atender nossos jovens que estão cada vez mais envolvidos com drogas”.
Apesar de não existir pesquisas em termos de município ou em termos de Estado, que sejam significativas e atualizadas, sabe-se que grande parte da violência urbana dá-se em detrimento do aumento do consumo de drogas. “Infelizmente, só o que temos é um estudo do ano de 2005, somente com as capitais brasileiras e outro realizado pelo professor doutor Ronaldo Laranjeira da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, que confirma que grande número de violência urbana é causada pelo consumo de drogas, principalmente o crack, devido ao baixo preço e ao alto grau de dependência. Campanhas publicitárias preventivas são importantes, mas, neste momento, precisamos combater este mal com ferramentas efetivas, capazes de livrar os dependentes desta prisão que é o vício. Só conseguiremos isso com uma estrutura adequada, construindo, equipando e contratando pessoal especializado para tratar, recuperar e reinserir essas pessoas na sociedade”, sugere o parlamentar.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários