Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 08:03

    Imprimir


A Interpol classificou nesta quarta-feira de "inaceitável" a fuga de quase 480 presos de uma prisão da cidade afegã de Kandahar e definiu que o fato representa um risco para a segurança global.

O secretário-geral do organismo policial com sede em Lyon (este da França), Ronald K. Nobre, afirmou que "com as centenas de bilhões gastos por ano no Afeganistão", o que ocorreu nesse país é um "vazio inaceitável da segurança global".

Concretamente, Nobre referiu-se a incapacidade de treinar e equipar as autoridades afegãs para obter, guardar e compartilhar informações "básicas" como fotografias, impressões digitais e DNA dos presos.

O fato ao que se referiu o responsável da Interpol ocorreu na segunda-feira, quando quase 500 presos fugiram por um túnel dessa cidade afegã.

Desde então está em atividade uma operação de captura. Por enquanto, 65 detentos foram localizados e reconduzidos à prisão.

Esta é a segunda vez que ocorre uma fuga em massa nesse presídio. Em 2008, cerca de 900 presos - 400 deles talibãs -, fugiram depois que os insurgentes destruíram as portas com um caminhão-bomba.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94009/visualizar/