Judocas de Nortelândia faturam 15 medalhas de competição em Rondonópolis
Os judocas de Nortelândia participaram de um Campeonato Estadual de Judô, realizado em Rondonópolis, nos dias 16 e 17 de Abril, onde conquistaram 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, ficando em quarto lugar na classificação geral em todo o Estado de Mato Grosso. Foram quatro medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
O professor Carlão é o responsável por treinar os atletas e acompanha-los em todas as competições realizadas em Mato Grosso e no Brasil, oportunidades em que o município consegue fazer uma boa apresentação, representando com muita responsabilidade os Nortelandenses.
Em Rondonópolis, por exemplo, a equipe que representava a cidade foi elogiada pelo prefeito José Carlos do Pátio, que ainda parabenizou o projeto desenvolvido pelo município. O Projeto Judô em Nortelândia é tocado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, atendendo mais de 100 alunos matriculados na rede pública de ensino, e funciona num espaço cedido pela Igreja Católica, no chamado Salão Paroquial da cidade.
O prefeito municipal Neurilan Fraga, elogiou o desempenho dos atletas e disse que continuará investindo na modalidade em razão de acreditar no seu potencial de proporcionar ganhos na vida escolar dos alunos atendidos pelo projeto.
“Sabemos da importância deste tipo de esporte na vida das crianças, jovens e adolescentes, que reflete tanto na vida escolar como na vida profissional de todos os envolvidos” frisou ele.
O judô como modalidade esportiva proporciona especificamente nas pessoas em idade escolar, um estimulo psicomotor. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora, consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu acervo motor com essas experiências, influenciando diretamente no aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar. Além disso, o Judô consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social, e ainda acaba atuando nas que são extremamente tímidas, com dificuldades de socialização. Embora seja um esporte individual, esta atividade prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina, devendo ser usado como meio para desenvolver a criança, objetivando principalmente vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.
O judô acaba atuando como meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua pratica deve refletir em casa, na escola e na vida social, fazendo com que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus próximos, incidindo diretamente no aprendizado escolar, desenvolvendo habilidades e capacidades especificas do aluno, desenvolvendo o educando como um todo, tanto na preparação técnica dos alunos, como também de trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental, aperfeiçoando o reflexo, o desenvolvimento do raciocínio, equilíbrio, entre outros.
Comentários