Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 26 de Abril de 2011 às 16:23

    Imprimir


Os jovens moradores da Gleba Mercedes V, em Sinop, agora têm uma nova oportunidade para qualificação profissional. Após os vereadores Jonas de Lima e Leozenir Severo intercederem e buscarem parcerias, a Secretaria Estadual de Ciência e tecnologia (Secitec) abriu duas turmas do curso técnico em agropecuária.

Na manhã de hoje, os parlamentares participaram da aula inaugural do curso, que será dividido em quatro módulos de 300 horas cada um, com cerca de 60 alunos, divididos em duas turmas nas escolas da Agrovila Nova (Centro Municipal Integrado de Educação do Campo Carlos Drumond de Andrade) e do Núcleo Campos Novos (Centro Municipal Integrado de Educação do Campo Valmor Copati).

O diretor da escola do Núcleo Campos Novos, Jonas Pickler, agradeceu o empenho dos parlamentares em buscar as parcerias necessárias para viabilizar o curso no assentamento. “Em especial, agradecemos o emprenho do vereador Jonas, que sempre nos ouviu e buscou atender as nossas necessidades. Assim como a vereadora Leozenir, que além de ter buscado como vereadora, também não mediu esforços enquanto diretora da Secitec para viabilizar esse curso, que terá uma grande importância para todos, já que é uma oportunidade de crescimento para muitas famílias”.

Para o vereador Jonas, a oportunidade é única e os jovens moradores do assentamento não podem desperdiçá-la. “Todos têm que dar muito valor a esse curso e ir até o fim, pois é a chance que vocês têm, não só de ajudar no sustento da própria família ou na produção dos próprios sítios, mas também de trabalhar em uma empresa quem sabe, de crescer cada vez mais. Só o que desejo é sorte a todos e um ótimo curso”.

A vereadora Leozenir ressaltou a importância da relação do curso técnico com a renda das famílias assentadas. “O desenvolvimentos dessas propriedades rurais familiares só vem com a geração de renda. E a qualificação é um dos melhores meios para garantir essa renda. Por isso nós, eu, o Jonas, buscamos com tanto afinco esse curso para a Gleba Mercedes. Tenho certeza que trará ótimos resultados”.

Também participaram da aula inaugural os professores que irão ministrar as aulas, Cezar Granetto e Luiz Paulo Alves; a coordenadora de Desenvolvimento Educacional da Secitec, Neusa Aparecida de Paula; a coordenadora de Integração Escola Comunidade da Secitec, Patrícia Cristina Silvestre; e a diretora da escola da Agrovila Nova, Sandra Quadra Zimpel.

Os quatro módulos do curso serão de qualificação profissional em ‘infraestrutura rural’, em ‘produção vegetal’, em ‘produção animal’ e em ‘gestão agropecuária’. No curso técnico em agropecuária os alunos aprendem desde a preparação do solo até a colheita; atividades relativas à avicultura: das pintainhas até a galinha de postura; produções suínas e bovinas: ordenha e manejo; apicultura: do manejo ao beneficiamento dos produtos melíferos; laticínios: produção de derivados do leite.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94069/visualizar/