Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 19:45

    Imprimir


Os usuários da unidade Zacarias Furtado de Lima e Central, de Campo Verde (131 Km ao sul de Cuiabá) passam a contar com o Sistema de Saúde Digital, tornando o atendimento mais ágil no Programa de Saúde da Família (PSF). Um sistema moderno, inovador e pioneiro no Estado de Mato Grosso foi implantado no município, no dia 14 de abril, pela Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria de Saúde. O programa Saúde Digital, tem como objetivo ofertar cada vez mais serviços de qualidade à população e possibilitar o acompanhamento em tempo real, da gestão do atendimento dos pacientes da cidade. Trata-se da tecnologia da biometria que permite o acesso aos dados do paciente por meio de suas digitais.

Segundo o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim, o PSF Zacarias foi escolhido para ser uma unidade piloto e depois será implantado em outras unidades de Saúde. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde a unidade de PSF Zacarias e Central contam com aproximadamente 5 mil usuários cadastrados.

Para Brescancim uma das finalidades principais do programa é que será possível utilizar a tecnologia para promover uma integração entre as treze unidades de Saúde que serão informatizadas. “O cadastro dos usuários será feito com biometria. Ou seja, sempre que o paciente tiver um atendimento, basta a impressão digital para que todo o seu histórico esteja a disposição dos médicos e enfermeiros. O Saúde Digital será integrado com as unidades de Saúde do município”, informou o prefeito.

O prefeito ressalta ainda que com essa interatividade e acúmulo dos dados, a cidade vai economizar bastante. “Além disso, vamos saber, exatamente, a medicação prescrita para cada paciente, o histórico de cada usuário, entre outros benefícios”.

Brescancim destacou que estes investimentos resultam em maior agilidade no atendimento dos pacientes, os prontuários são emitidos através do computador e também facilita o acesso aos exames pelos médicos em qualquer unidade de saúde da Prefeitura. “Servir ao cidadão é a nossa missão. Esse é um sistema que vai atender melhor as expectativas da comunidade”, assegurou Brescancim.

Segundo o Secretário de Saúde, Wisley Clemente, ao fazer o cadastramento na unidade de Saúde, o paciente será fotografado e terá a impressão digital armazenada na memória do provedor. “Todos os servidores foram capacitados para a era Digital. O sistema trará a população do município agilidade e qualidade no atendimento, proporcionando maior segurança às equipes do Programa Saúde da Família e a garantia da socialização das informações de saúde da população”, finalizou.

Benefícios: A população confia que a digitalização dos serviços vai melhorar o atendimento. O médico clínico geral, Jairo Júnior, acredita na otimização do atendimento com a implantação do Sistema de Saúde Digital e melhoria nos serviços prestados a população campoverdense.

“Todos sabem que a informática ajuda. Mas na saúde isso é uma excelente novidade. Estou conhecendo o projeto e gostaria de parabenizar a Prefeitura por esse investimento. É coisa de primeiro mundo”, declarou a usuária Ivani Reis.

Após testar a eficácia do equipamento, juntamente com o vereador José Humberto dos Santos, o prefeito Dimorvan, observou o avanço que a iniciativa representa para a qualidade da saúde pública. “Estamos caminhando e investindo para tornar Campo Verde uma referência em saúde pública no Mato Grosso”, disse. Brescancim lembrou que algumas iniciativas na Saúde têm sido pioneiras, inovadoras e referência para muitos municípios matogrossenses.

A importância dos investimentos na saúde também foi destacada pelo vereador Giovane de Paula Rosa. “Estamos felizes em ver a ansiedade do prefeito Dimorvan e o secretário Wisley em melhorar a saúde cada vez mais, com a busca incessante pela oferta de melhores serviços”, disse.

Sistema Saúde Digital: O programa consiste, primeiramente, no cadastramento do paciente com e na identificação de cada um através da impressão digital, aparecendo, inclusive, na tela do computador a foto dele toda vez que o prontuário eletrônico for acessado.

No prontuário eletrônico, que irá substituir definitivamente o procedimento escrito a mão pelos profissionais de saúde, constará todo histórico, quadro clínico e acompanhamento médico do paciente toda vez que ele procurar assistência no PSF.

Este cadastro cria um banco de dados dos usuários atendidos, permitindo o monitoramento online dos acontecimentos médicos, onde os profissionais da saúde terão acesso a todos os prontuários do paciente, facilitando e melhorando o tratamento médico e odontológico.

A Prefeitura tem como parceiro neste processo, a empresa Ágili Softwares que utiliza tecnologia de última geração e contribui para modernização dos serviços em saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94203/visualizar/