Imunização segue até 13 de maio em 65 mil postos pelo país.
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda
A 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (25) e segue até 13 de maio. Para este ano, a principal diferença da ação é que, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde.
A campanha pretende vacinar, em 65 mil postos pelo país, 23,8 milhões de pessoas – 80% da população alvo. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos.
A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.
Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.
A vacina é segura, segundo o Ministério. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação
Mato Grosso
Em Mato Grosso a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde que contam com salas de vacinação (Centros de Saúde e PSF"s). O horário de funcionamento vai das 7h às 17h e a orientação é para que a população compareça a unidade de saúde com documento de identidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D, movimento dedicado à conscientização, será no dia 30 de abril e os postos de vacinação serão ampliados para as Policlínicas. Em Cuiabá a meta é imunizar pelo menos 80% de cada grupo prioritário, o que representa 72.324 pessoas residentes em Cuiabá.
Comentários