Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 23 de Abril de 2011 às 15:57

    Imprimir


Álisson Coelho/Especial para Terra
Bombeiros procuram por moradores que foram soterrados em um deslizamento de terra, em Igrejinha
Bombeiros procuram por moradores que foram soterrados em um deslizamento de terra, em Igrejinha

Uma família de cinco pessoas estava em uma casa de Igrejinha (RS) quando a chuva provocou um deslizamento de terra. Até agora, os bombeiros só encontraram os corpos do pai Fernando Leite de Lima, 43 anos, da mãe, Iraci Pereira 41 anos, e de um filho, Rafael Pereira de Lima, 9 anos. Outros dois filhos do casal, ainda estão desaparecidos. O sargento Itacir Pereira, da Polícia Militar, é irmão de Iraci e trabalha nas buscas pela família. "Para mim, é uma situação muito triste, mas ainda mais porque eu perdi minha irmã e meu cunhado", afirmou o sargento Pereira.

A família de Antônio de Lima, 39 anos, também estava em casa no momento do incidente. O homem, sua mulher e a filha conseguiram sair da residência, mas o filho do casal, Jushuan, 11 anos, foi encontrado morto nesta tarde. Mais cedo, o pai da criança havia dito que tinha esperanças de encontrar o menino vivo.

"Ainda tenho alguma esperança de encontrar meu filho com vida, mas quanto mais passa o tempo, mais aumenta o desespero", disse o pai, que acompanhava as buscas com uma Bíblia nas mãos. "Eu perdi tudo, mas não estou me importando muito com isso. A única coisa que importa é saber do meu filho", afirmou Antônio antes de saber da morte.

As equipes de resgate passarem o dia deste sábado trabalhando nas buscas por desaparecidos em Igrejinha. Outra moradora, Marli Teresinha Jardins, também morreu com o temporal na cidade. O deslizamento mais grave provocado pelas chuvas da última madrugada atingiu sete casas, soterrando cinco delas.

Chuvas no Rio Grande do Sul
Um temporal, com ventos de até 74 km/h, atingiu o Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira e madrugada deste sábado causando deslizamentos de terras, inundações, cheias de rios, bloqueios em estradas e quedas de árvores e de postes da rede elétrica em vários municípios, principalmente em Igrejinha, Fazenda Vilanova, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo.

A tempestade deixou pelo menos dez mortos. Em Novo Hamburgo, uma casa desabou e matou três irmãos, Tuane, 13 anos, Evandro, 11 anos, e Gustavo dos Santos Alves, 9 anos. Já em Sapucaia do Sul, um homem morreu eletrocutado por um fio de alta tensão. Edson Miguel Trindade, 58 anos, tentava salvar uma pessoa da enxurrada quando pisou no fio elétrico. No interior do município de Fazenda Vilanova, a 93 km de Porto Alegre, o agricultor Ademar Hagemann, 67 anos, morreu quando o galpão onde estava desabou.

Em Igrejinha, um deslizamento soterrou cerca de cinco casas, causando a morte de pelo menos cinco pessoas e deixando outras duas desaparecidas. Uma família de cinco pessoas estava em uma casa quando a chuva provocou o deslizamento de terra. Até a tarde deste sábado, os bombeiros haviam encontrado os corpos do pai e da mãe, Fernando Leite de Lima e Iraci Pereira, e de um filho, Rafael Pereira de Lima, 9 anos. Outros dois filhos do casal continuavam desaparecidos. O temporal também provocou a morte da moradora Marli Teresinha Jardins e de Joshuan de Lima, 11 anos. Outras 20 pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros de locais que ficaram tomadas pela lama da enxurrada.

Em Santa Cruz do Sul e Teutônia, foi declarado estado de emergência devido ao elevado número de casas que foram destelhadas, às quedas de galpões e às enormes perdas que as chuvas provocaram nas colheitas. As cidades de Taquari, São Leopoldo, Venâncio Aires e Porto Alegre também foram atingidos e mais de 70 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94457/visualizar/