Ex-policial dos EUA é condenado por ajudar carteis mexicanos
O ex-chefe de polícia do Texas Hernán Guerra Jr. foi condenado a dez anos de prisão após confessar ter ajudado carteis mexicanos a contrabandear drogas para os Estados Unidos através da fronteira.
Ele foi preso em junho do ano passado no departamento de polícia da cidade de Sullivan como parte de uma operação nacional onde foram detidas outras 2.000 pessoas, além de 74 toneladas de drogas.
Segundo informações da imprensa local, o juiz encarregado de sua sentença contou que os investigadores grampearam seu telefone e que em algumas conversas gravadas o ex-policial parecia zombar da possibilidade de ser preso.
Os estados norte-americanos que fazem fronteira com o México são muito afetados pelo narcotráfico no país vizinho. O congressista (deputado) republicano Michael McCaul, do Texas, apresentou recentemente um projeto de lei para que seis carteis mexicanos sejam classificados como "grupos terroristas".
Segundo ele, isso se dá porque o aumento dos crimes cometidos pelas organizações criminosas provocou "o abandono de propriedades e a falta de segurança no lado norte-americano da fronteira".
Comentários