Médicos ensinam a agir em caso de machucados em casa
Quem nunca caiu, se cortou ou ralou? Menos comum é saber como agir em caso de um ferimento, seja leve ou mais grave. No feriado prolongado, as pessoas – principalmente crianças e adolescentes – ficam em casa ou saem às ruas e podem se descuidar. A pediatra Ana Escobar e o cirurgião Uenis Tannuri ensinaram como agir em situações de pequenas emergências.
A maioria dos acidentes acontece em casa, sobretudo na faixa dos 3 aos 15 anos. Homens e mulheres empatam em número de ocorrências, tanto na infância quanto depois dos 50 anos. E o risco aumenta em famílias com muitas crianças, como mostrou a repórter Marina Araújo. Já Renato Biazzi acompanhou casos mais sérios.
No estúdio, o cenografista Adriano Gianolla apresentou quatro tipos mais comuns de machucado que costuma simular com maquiagem para dar treinamentos de urgência. Segundo Tannuri, açúcar e mel ou própolis podem ajudar a matar micróbios em uma ferida mais antiga, onde já haja infecção e secreção.
Ana Escobar explicou que, quando se forma um galo na cabeça, é melhor sangar e inchar para fora da cabeça do que para dentro, o que pode indicar algo mais perigoso. De acordo com a pediatra, passar compressa fria, gelo, faca ou colher gelada pode ajudar a estancar o sangue nessa hora.
Os especialistas também disseram que um corpo estranho que entra na pele – como uma faca, um prego ou anzol – não pode ser retirado, o que só deve ser feito no hospital. Essa recomendação serve para evitar que um vaso sanguíneo se rompa e cause uma hemorragia interna, já que muitas vezes o objeto está estancando um sangramento dentro do corpo.
Por fim, o Bem Estar resumiu que, se você escorregou, se cortou e machucou, não se desespere. Pôr gelo ajuda a amenizar a dor e a não inchar muito a região. Se for um corte leve, deve-se lavar com água corrente e sabão ou sabonete. Água oxigenada também serve.
No caso de um ferimento mais profundo, pressione o local com um pano limpo e vá ao pronto-socorro ou hospital para fazer um curativo e receber as instruções do médico. Além disso, é importante estar com a vacina antitetânica em dia, para evitar complicações.
Frozen iogurte ou sorvete de creme?
O Bem Estar desta quinta também destacou que a opção na hora da sobremesa deve levar em conta se a pessoa está tentando controlar o peso ou aumentar a quantidade de cálcio da dieta. No primeiro caso, a escolha deve ser o frozen iogurte, cuja bola tem 52 calorias – quase metade do valor energético do sorvete de creme.
O frozen também é melhor para o coração, porque não concentra gordura saturada, que pode elevar os níveis de colesterol. Já o sorvete contém mais cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos. Também inclui menos sódio, ou seja, é ideal para indivíduos com pressão alta.
Comentários