Governador volta a se reunir com prefeitos na AMM
Dando continuidade à programação de audiências com os prefeitos membros dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento, o governador Silval Barbosa participou nesta terça-feira (19), na Associação Mato-grossense dos Municípios, de reuniões com representantes de seis consórcios. Antes de dar início à programação, o governador disse que Mato Grosso tem regiões com muitos problemas que devem ser acompanhados com mais atenção pelo governo do Estado.
Silval citou o Araguaia, que é uma região com grande potencial em produção, porém com grandes problemas em infraestrutura e logística. Sobre o isolamento do Araguaia, Silval Barbosa declarou que a “página está sendo virada”, adiantando que a Ferrovia da Integração Centro-Oeste já teve seu licenciamento ambiental concedido e que o trecho de Água Boa, além da Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte, no Estado de Goiás, terá início este ano. Obras como a construção de portos em cinco municípios do Vale do Araguaia e a interligação de todas as cidades à malha rodoviária nacional também foram compromissos assumidos pelo governador.
Silval frisou, ainda, que os maquinários estão funcionando conforme solicitado pelos consórcios na reunião do dia 12 de abril, na AMM. A prioridade são as obras de ligação das cidades, também solicitadas por algumas regiões durante a reunião. Essas obras irão melhorar a infraestrutura das regiões e consequentemente a produção e a economia.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, ressaltou a importância da realização das audiências entre o governador Silval Barbosa e representantes dos consórcios. Segundo Meraldo desde o início de sua gestão o governador se propôs a ajudar os municípios. De acordo com ele, a proposta das reuniões é fortalecer ainda mais os laços entre o governo do Estado e os prefeitos. “O governador Silval Barbosa é comprometido com a causa municipalista. Além dos municípios, o governo também ganha com essas reuniões”, assinalou o presidente da AMM.
Meraldo frisou que espera ter resultados das reivindicações feitas até a próxima reunião com o governador, dentro de 30 dias, e que durante esse tempo será feito o acompanhamento dessas demandas. Em relação à revisão do valor do ICMS distribuído aos municípios, ele afirmou que está sendo discutido com o governo do Estado e Assembleia Legislativa. “Temos um estudo de redistribuição do ICMS em andamento, para que os municípios produtores não percam e os pequenos possam ganhar mais“, ressaltou Meraldo.
Nesta terça-feira estão sendo atendidos os consórcios Alto do Rio Paraguai, Portal do Araguaia, Nascentes do Araguaia, Médio Araguaia, Vale do Arinos e Portal da Amazônia. Os encontros foram iniciados na última terça-feira (12), quando o governador se reuniu com cerca de 70 prefeitos de diferentes localidades.
Comentários