Anac autua piloto americano envolvido em acidente da Gol
O piloto americano Joseph Lepore, comandante do jato Legacy que se chocou contra um avião da Gol, em 2007, e a empresa dona do avião, a ExcelAir, foram autuados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no fim do mês passado, quase cinco anos após o acidente.
Trata-se de um procedimento administrativo que não tem o objetivo de declarar a culpa pelo acidente, afirma a agência, e que se baseia em um manual de procedimentos pós-acidentes editado em 2009.
"A autuação deveu-se à infração de normas ou regulamentos que afetam a disciplina a bordo de aeronave", explicou a Anac. A agência não informou, porém, quais teriam sido as irregularidades cometidas pelo piloto e pela empresa.
A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 afirmou ter tido acesso aos autos de infração. Segundo a entidade, as sanções têm relação com a permissão ou não para voar em RVSM, um sistema especial que permite uma distância menor entre aviões.
Os dois autos de infração podem resultar em multa ao final do processo. Ainda cabe recurso. A assessoria da Anac não soube informar o valor da multa nem o prazo para a apresentação da defesa.
Comentários