Os 187 membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) se reúnem em assembleia semestral neste sábado para debater a ajuda ao países árabes mergulhados numa onda de democratização que perturbou suas economias.
O Comitê Monetário e Financeiro Internacional (CMFI), instância de 24 países encarregada de definir as grandes orientações políticas do FMI, celebra sua reunião semestral na manhã deste sábado. Depois será a vez do Comitê de Desenvolviment, composto igualmente por 24 países e que aconselha o FMI e o Bird sobre a ajuda aos países em desenvolvimento.
O CMFI foi presidido até fevereiro pelo ministro das Finanças egípcio, Yussef Butros-Ghali, que teve que abandnar o cargo depois de ser demitido pelo presidente Hosni Mubarak. Uma semana mais tarde, Mubarak abandonou o poder sob pressão popular. A presidência foi assumiada pelo ministro das Finanças de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam. A América Latina também é tema das discussões sobre comoe evitar o superaquecimento econômico da região, com os riscos inerentes para a inflação e as taxas de câmbio.
Comentários