Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Abril de 2011 às 15:11

    Imprimir


O líder Raúl Castro preside neste sábado em Havana o desfile militar e a marcha popular que celebram o aniversário de 50 anos da vitória cubana na Baía dos Porcos e da proclamação do socialismo, cerimônias prévias à inauguração do 6º Congresso do Partido Comunista.

O general Castro compareceu ao desfile, realizado na Praça da Revolução de Havana, vestindo o tradicional uniforme verde-oliva, acompanhado de outras autoridades da ilha, como o vice-presidente Esteban Lazo e o presidente da Assembleia Nacional, Ricardo Alarcón.

Dedicado aos jovens cubanos e a seu papel como continuadores da Revolução, o ato celebra o 50º aniversário da proclamação do socialismo na ilha, após a vitória dos revolucionários liderados por Fidel Castro em Praia Girón contra os dissidentes cubanos treinados pela CIA, que invadiram a Baía dos Porcos em 1961.

A primeira parte do desfile consiste em um "percurso simbólico" que celebra as façanhas militares de Cuba, com cenas que incluem um desfile com 128 cavaleiros e a passagem de uma réplica do iate Granma, que desembarcou na ilha em 1956 com os homens liderados por Fidel Castro, agora com 3 mil crianças.

Também serão exibidos o tanque T-34 e o canhão autopropulsado SAU-100 usados pelos homens de Fidel durante a invasão de Praia Girón.

Em seguida, haverá uma revista militar com um agrupamento de infantaria de pelo menos 6 mil soldados do Exército e uma exibição de veículos militares, como carros blindados, tanques, equipamentos de artilharia terrestre e de defesa antiaérea.

O desfile será encerrado com uma formação da força aérea, com aviões de combate MIG-21 e MIG-23, seguida de uma grande passeata popular.

CARTAZES

Na Praça da Revolução, há uma grande cerca com o cartaz "Girón: Vitória do Socialismo". Em dois edifícios próximos, outros cartazes descrevem "Pátria ou Morte Venceremos" e mostram uma imagem do ex-presidente Fidel Castro na batalha de Girón.

A última revista militar realizada em Cuba ocorreu em dezembro de 2006, em homenagem ao 50º aniversário da criação das Forças Armadas Revolucionárias e ao 80º aniversário de Fidel Castro.

Depois do desfile deste sábado, às 16h locais (18h de Brasília), será aberto o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, com a presença de mil delegados e uma agenda que inclui o debate do Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução e a eleição dos "órgãos dirigentes" do Partido.

O conclave comunista, o primeiro que se realiza desde 1997, ocorrerá no Palácio de Convenções de Havana até o dia 19 de abril e determinará o alcance do plano econômico projetado pelo presidente Raúl Castro para superar a aguda crise que atinge o país, mas sem renunciar ao socialismo





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95153/visualizar/