Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Abril de 2011 às 10:58

    Imprimir


Uma Emília meio bailarina, de tênis e joelheira, e uma Narizinho que tem jabuticabas até no vestido. As personagens do Sítio do Picapau Amarelo aparecem de um jeito bem inusitado no ensaio de fotos de Adriana Veiga. Quem ajudou a compor esse visual foi a figurinista Joana Porto. Figurinista é a pessoa que cuida das roupas que atores de um filme, peça ou sessão de fotos vão usar para interpretar certos personagens. Joana já fez o figurino de filmes para gente grande como "Via Láctea", "Batismo de Sangue", "Jogos Subterrâneos", "Contra Todos" e "Crime Delicado".

Antes de chegarem a essas ideias, Adriana e Joana conversaram bastante. "Não queríamos uma versão do Sítio de época ou rural [do campo], mas moderna, divertida, com cores fortes", explica Joana. As duas conseguiram chegar a figurinos bem surpreendentes: a roupa da Tia Nastácia, por exemplo, é feita com tecido de toalha de mesa e a bermuda do Pedrinho é bem antiga, do século 19.

Nenhuma dessas, porém, é a roupa que Joana gostou mais. A sua preferida é o vestido de jabuticabas de Narizinho: "Essa coisa da menina que é delicada e perfumada e, ao mesmo tempo, sobe em árvores tem tudo a ver com a fruta", conta. A roupa que a personagem usa no casamento com o Príncipe Escamado é ainda mais especial: peixes foram impressos no tecido do vestido da cor do mar.

As crianças que participaram do ensaio também se divertiram. Joana contou que elas ficaram bem livres, brincando mesmo. E o espaço só colaborou. Um dos lugares em que as fotos foram feitas, o Sítio do Carroção, foi criado inspirado de verdade no Sítio do Picapau Amarelo.

Tanta "invencionice" passa direitinho o que Joana e Adriana queriam: trazer a história para os dias de hoje --"com a liberdade das brincadeiras e da fantasia", diz Joana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95187/visualizar/