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Nacional
Sábado - 16 de Abril de 2011 às 07:34

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Juliana Cardilli/G1
Fachada de hotel foi destruída por ônibus desgovernado
Fachada de hotel foi destruída por ônibus desgovernado

O laudo conclusivo da perícia do Instituto Criminalística (IC) confirmou nesta sexta-feira (15) que o acidente provocado por um ônibus desgovernado em Santa Bárbara D’Oeste, a 135 km de São Paulo, foi provocado por uma falha no sistema de freio. No dia 15 de março, o ônibus invadiu a Avenida Anhanguera e, no percurso, atingiu três carros, uma moto, destruiu a frente de um hotel e matou duas pessoas.

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Perícia identifica falha em peça do ônibus que matou 2 e invadiu hotelMotorista de ônibus desgovernado sabia de problemas, diz testemunhaPara peritos, ônibus que invadiu hotel estava sem condições de circularCâmeras flagram ônibus desgovernado no interior de SPApós analisar todas as peças do veículo, os peritos calcularam que o ônibus percorreu 1 km e 150 metros sem freio, chegando a uma velocidade de 94 km/h. A divulgação do resultado do documento contribui para a finalização das investigações sobre o acidente e para definir quais medidas serão tomadas em relação ao condutor, à Viação Barbarense (Viba) e à prefeitura, já que há uma intervenção do município no transporte coletivo.

De acordo com a Polícia Civil, o laudo - com 63 páginas - começou a ser analisado pelo delegado e deve ser concluído nesta segunda-feira (18).

Após o acidente, a Viba, responsável pelo transporte coletivo na cidade, começou a ser investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que apura em quais condições trabalham os funcionários da empresa. A empresa está sob intervenção da prefeitura.

Análise de papéis
Os peritos do IC também analisaram diversos papéis internos da empresa. Desde o início de janeiro até 15 de março, dia do acidente, foram emitidos, por diferentes motoristas, 29 ordens de serviço com pedidos de manutenção, sendo que nove mencionavam problemas no freio.

O último aviso foi feito uma hora antes do acidente. A queixa tinha sido registrada pelo mesmo motorista na véspera. No dia 11 de março, em uma reclamação quanto ao freio consta um “ok”, feito pelo mecânico. Para os peritos, isso mostra que o ônibus foi liberado para rodar sem que as peças com defeito fossem trocadas. O mesmo ocorreu em outras ordens de serviço, como a do dia 26 de fevereiro, quando fica claro que o mecânico tinha conhecimento da situação precária da lona de freio na roda esquerda.

Acidente
No dia 15 de março, o ônibus desgovernado atingiu três carros e uma moto. O condutor da moto, Rubens Ribeiro, de 56 anos, morreu no local. A outra vítima, o pastor Armando de Souza Gonzaga, de 67 anos, estava na calçada, ao lado de seu carro, aguardando um amigo que sairia do hotel, quando viu o ônibus.

Ele tentou correr para a recepção, mas foi atingido, arrastado e parou debaixo do veículo. O pastor chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao hospital. Outras seis pessoas ficaram feridas no acidente.
 






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