Faltando apenas duas semanas para o grande dia, o centro de Londres, na Inglaterra, já está praticamente pronto para o casamento do príncipe William com Kate Middleton. Os últimos preparativos estão sendo ajustados para que a cerimônia do dia 29 de abril seja realizada sem nenhum grande incidente.
As autoridades locais esperam ao menos um milhão e meio de pessoas nas ruas da cidade para acompanhar a festa do segundo nome na linha sucessória do trono britânico. Por isso, grandes operações de segurança e transmissão para a ocasião foram organizadas. Na tarde desta sexta-feira (15), a polícia de Londres já ensaiava os movimentos que serão adotados para conter a multidão. Grades para separar o público das avenidas por onde vão passar integrantes da família real, entre eles a rainha Elisabeth II, já estão sendo montadas.
A polícia da cidade promete mobilizar milhares de homens na operação de segurança que vai custar cerca de 20 milhões de libras (R$ 54 milhões) e já é considerada a mais cara de todos os tempos na Grã-Bretanha. Além da presença da família real, o casamento de William e Kate também terá a presença de aproximadamente 50 chefes de estado e outras dezenas de celebridades como David Beckham e Elton John.
No The Mall, avenida que termina no Palácio de Buckingham, as bandeiras da Grã-Bretanha que costumam enfeitar a região durante grandes ocasiões já foram substituidas. Em frente ao palácio, foi construído uma espécie de camarote para posicionar as câmeras de televisão e emissoras de rádio que vão transmitir a festa. Palcos para o posicionamento dos fotógrafos também estão sendo erguidos no local. A expetativa é de que dois bilhões de pessoas assistam a cerimônia ao redor do mundo.
O "sim" dos noivos poderá ser ouvido por meio de alto-falantes que estão sendo instalados no Whitehall, na região da Abadia de Westminster, onde será realizado o casamento real. Também nesta rua, onde funciona o centro administrativo britânico, grades de ferro estão sendo posicionadas para separar o público do trajeto da família real e dos noivos no caminho de volta para a recepção oferecida pela rainha no Palácio de Buckingham.
Hoje pela manhã, Kate Middleton esteve na Abadia de Westminster para mais um ensaio antes de sua festa. O noivo não participou da visita ao local porque cumpria escala em seu pelotão da Força Aérea Britânica. William foi representado pelo irmão e padrinho de casamento, Harry, que chegou para o ensaio ao lado de Kate. A visita durou cerca de 30 minutos e também teve a participação dos pajens e damas de honra.
Do lado de fora, a Abadia de Westminster recebeu uma faxina especial, assim como outros monumentos da cidade para impressionar os visitantes, segundo a prefeitura de Londres. O casamento real será transmitido ao vivo em telões montados no Hyde Park e na Trafalgar Square.
Também nesta sexta-feira, foi divulgada a programação para o dia da festa. Kate Middleton e seus parentes vão passar a noite antes da cerimônia hospedados em um hotel de luxo a poucos metros de distância do Palácio de Buckingham. No dia da festa, William vai chegar a Abadia de Westminster acompanhado do irmão às 10h15 (6h15 de Brasília). Ele terá que esperar 45 minutos até a chegada da noiva. A cerimônia vai começar pontualmente às 11h00 (7h00 de Brasília).
Comentários