Otimistas, mas críticos
(Cuiabá, 13 de abril de 2011) – Otimistas, os chefes de família cuiabanos acreditam que o ano de 2011 será melhor do que 2010 em todas as esferas – mundial, federal, estadual e municipal. Porém, o otimismo não significa menos senso crítico na avaliação das gestões públicas. Com exceção do Governo Federal, o cuiabano se mostra criterioso: mais da metade considera o governo que o prefeito Chico Galindo está realizando de forma negativa.
Esse foi o cenário encontrado pela Vetor Pesquisas ao ouvir 505 chefes de família cuiabanos pelo projeto “Nossa Casa”, que visa gerar um raio-X da cidade em vários temas de investigação.
Os dados encontrados indicam que 60,4% dos entrevistados acreditam que o cenário mundial vai melhorar até 2012, ao passo em que 66,3% afirmam que a conjuntura brasileira será melhor. O maior índice de expectativas positivas ocorre na esfera municipal, pois 73,3% dos entrevistados afirmara que a situação da cidade vai melhorar. O percentual em relação ao Estado foi de 70,7%.
A presidente Dilma Roussef é a governante com maior avaliação positiva entre os chefes de família cuiabanos: 43,6% dos entrevistados consideram sua gestão positiva. O governador Silval Barbosa aparece com 39,8% de avaliação positiva, e o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, obtém 8,1% de avaliação positiva e 57,2% de avaliação negativa.
No ranking de confiança no trabalho desenvolvido, Dilma registra 31,5% de confiança total e 48,1% de confiança parcial. Já Silval Barbosa tem 56,4% de confiança parcial e 18,8% de desconfiança, ao passo em que Chico Galindo, prefeito da capital, registra 61,6% de desconfiança. Complementando esse cenário de falta de confiança, 57,2% dos chefes de família ouvidos afirmaram não confiar na administração municipal.
A pesquisa investigou também o posicionamento dos chefes de família acerca de ex-gestores. Para 68,3% dos entrevistados, a gestão do ex-governador Blairo Maggi foi positiva, e 86,1% consideraram positiva a administração do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O ex-prefeito Wilson Santos, no entanto, teve 57% de avaliação negativa.
METODOLOGIA – A pesquisa “Nossa Casa” foi realizada de 11 a 18 de fevereiro com 505 chefes de família que moram em Cuiabá. A margem de erro aproximada é de 4,4%, com intervalo de confiança estabelecido em 95%. A técnica de pesquisa utilizada foi o survey de opinião, com abordagem domiciliar.
O projeto é realizado pela Vetor Pesquisas desde 1999, sendo que a partir de 2003 passou a ocorrer a cada dois anos, pulando os anos de eleição política. A iniciativa surgiu primeiramente como forma de treinar e qualificar as equipes profissionais da Vetor Pesquisas, gerando um banco de dados que fica à disposição da população de forma gratuita. Os dados são liberados gratuitamente, sempre nas proximidades do aniversário da cidade.
Comentários