Na época, a construção da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora foi feita pelas pessoas que faziam parte da expedição.
Capela de Nova Xavantina é tombada como Patrimônio Histórico
A Capela de Nossa Senhora Auxiliadora e a Praça Dom Bosco, que ficam em Nova Xavantina (651 quilômetros de Cuiabá) foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.
A decisão foi publicada hoje e para que a Capela fosse tombada, foi considerada a parte histórica de Nova Xavantina que foi criada a partir da montagem do acampamento da Expedição Roncador – Xingu na região. Esta expedição tinha a função de desbravar e colonizar os espaços abertos da região Centro-Oeste.
Na época, a construção da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora foi feita pelas pessoas que faziam parte da expedição. Já a Praça Dom Bosco que é conhecida como Praça da Igrejinha, foi delimitada no século passado, e suas alamedas tem a representação de um cálice sagrado, sendo clara a manifestação religiosa de sua população.
A partir de agora, a área de mais de 7 mil metros quadrados que foi tombada fica protegida de qualquer ação que impeça ou reduza a visibilidade ou paisagem estética e ambiental, tanto do prédio, quanto de sua área de entorno e vizinhança.
A Capela e a praça passam a ser tuteladas pelo Poder Público Estadual que deve cuidar para que sejam devidamente respeitada a memória viva da comunidade do Século XX.
Comentários