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Cidades/Geral
Quarta - 13 de Abril de 2011 às 03:25

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As 724 escolas estaduais de Mato Grosso não têm vigilantes para garantir a segurança de alunos. Os 2.145 profissionais contratados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) são responsáveis apenas pela guarda de patrimônio e fica a cargo da Polícia Militar ou guardas a proteção aos estudantes. Para pais, professores e diretores, a falta de segurança específica torna os colégios espaços vulneráveis à violência. No caso de uma ação como aconteceu na Escola Municipal Tasso de Oliveira, em Realengo (RJ), pouco teria o que se fazer para impedir a entrada do ex-aluno, Wellington Menezes de Oliveira, que matou 12 crianças.

O professor da Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros, Vilson Aguiar, diz que é difícil prever que um episódio semelhante ao do Rio de Janeiro aconteça em Mato Grosso, pois foi o primeiro massacre registrado na América Latina e é importante não causar pânico. Mas, caso estudantes mato-grossenses estivessem expostos a um atirador, o massacre teria proporções ainda maiores. "Aconteceria pior, porque retiram os guardas, porteiros, não há mais agente de corredor. Não existe segurança e qualquer pessoa entra e sai de uma escola tranquilamente".

Na Escola Estadual Liceu Cuiabano, por onde passam 1.618 alunos todos os dias, o monitoramento realizado na portaria é insuficiente. O diretor Alceu Trentin diz que por falta de porteiro, servidores são desviados de função para o local. Ele diz que o vigilante de patrimônio entra apenas às 20h e fica até às 6h, quando entrega a chave à secretaria. Alceu diz que no ano passado os equipamentos de vigilância foram reforçados com a inclusão de mais 10 câmaras - 16 já estavam instaladas -, mas não há ninguém fazendo o monitoramento em tempo real e o que há é uma gravação das cenas.

A estudante Katiany Natany, 17, diz que casos de discriminação, conflito entre professores e alunos, só tornam o ambiente mais propício à violência. "Para mim, cada escola deveria ter um psicólogo e acompanhar estes casos, porque são diários, existe bullying por opção sexual, tratamento de pessoas".

A reportagem também esteve nas Escolas Estaduais Presidente Médice e Senador Azeredo, que relataram os mesmos problemas.

Bullying - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Gilmar Soares Ferreira, diz que o momento é de preocupação e todos os servidores da escola têm que estar preparados para diagnosticar o bullying. Ele diz que todos os relacionamentos têm como tendência "eclodir nas escolas". "Todo professor tem curso profissionalizante, sociologia e psicologia mas, lamentavelmente, os casos não têm encaminhamento com sucesso. O Estado está ausente neste sentido". Segundo ele, a falta de atendimento psicológico hoje dentro e fora das escolas impede a prevenção de casos de violência.

A presidente do Sintep de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, lembra o caso que ocorreu em 2009, na Escola Cesário Neto, em que um estudante baleou o outro dentro da unidade. Ela avalia que hoje as escolas permitiriam novos casos, pois "são todas vulneráveis e muitas vezes não têm vigilância diurna". Ela cita que na Capital houve reivindicação para a Prefeitura garantir vigilância aos finais de semana. Mas, que ainda, existem problemas em que servidores de escolas precisam se revezar para fazer o monitoramento da portaria. Para ela, é preciso garantir o cargo de vigilante no quadro de pessoal para poder tornar a presença obrigatória.

De mão em mão - Para o professor do Núcleo de Violência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos, as escolas não devem ter segurança máxima, mas a portaria deve cumprir seu trabalho de fiscalização. "Eu sou favorável à segurança, mas não com armas, em que os alunos se sintam coagidos. Mas tem que ter controle nas portarias. Muitas vezes, o que acontece é que não tendo agente, outros acabam adquirindo a função e isso favorece a violência".

Em relação à arma utilizada pelo atirador Wellington, o professor destaca que é preciso ter um melhor controle sobre o comércio informal destes equipamentos. A arma havia sido comprada legalmente há 18 anos mas, desde então, quando foi roubada, passou de mão em mão até chegar ao autor da tragédia no Rio.

Incomum - O médico psiquiatra forense e professor da UFMT, Zanizor Rodrigues da Silva, diz que a tragédia no Rio ocorreu pela junção de 2 fatores: o estágio agravado da doença de Wellington e a arma que tinha em mãos. Segundo o psiquiatra, no momento da tragédia, o ex-aluno teve um surto psicótico e pelo estágio avançado da doença chegou ao ponto de matar as pessoas. "É muito comum o surto psicótico, mas o que não é comum é uma pessoa doente como ele ter uma arma em punho, tanto que é o 1ª caso registrado no país".

Para prevenir, o médico diz que é dever da família fazer o primeiro "diagnóstico" da doença, e não da escola. No entanto, admite que a busca por ajuda é tímida, pois para se conseguir uma consulta hoje o prazo é de cerca de 2 meses pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Além disso, o acompanhamento é dado por um clínico geral em ambulatório, frente à falta de psiquiatras.

Outro lado - A secretária-adjunta de políticas educacionais da Seduc, Fátima Resende, confirma que os vigilantes contratados para as escolas têm a responsabilidade de fazer guarda dos prédios.

Também complementa dizendo que a figura de agente de pátio não existe na carreira e só existe em Cuiabá e Várzea Grande por uma questão de demanda. Nestes casos, excepcionais, os agentes têm o dever de apenas monitorar os estudantes durante os 15 minutos de recreio e, por eventualidade, fazer algum tipo de atendimento na portaria. A figura de porteiro também não existe na carreira da Seduc e fica a cargo de servidores de apoio este serviço.

"Nossa orientação pedagógica é que os vigilantes façam a guarda dos prédios e, por consequência, garantam a segurança dos estudantes. Não queremos transformar nossas escolas em presídios, pois questão de guarda dos alunos é da segurança pública".

Em relação à tragédia do Rio, a secretária-adjunta considera que não havia nenhum dispositivo que pudesse evitá-la e lamenta o ocorrido.






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