Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Abril de 2011 às 10:31

    Imprimir


Um dos setores que têm recebido atenção da atual administração acaba de receber mais dois veículos para dar suporte às ações de geração de renda tanto na zona urbana como na rural, intensificando assim as linhas de atuação como forma de alavancar a economia.

Equipamentos para montagem de uma fábrica de ração, mini laticínio, fábrica de doces, caminhão graneleiro, veículo S-10, uma caminhonete frontier, tratores, entre outros já fazem parte da estrutura que atende os projetos, e que agora ganha um reforço com dois veículos uno mille, para atender o projeto de pasteurização do leite e de criação de frangos caipira.

A prefeitura municipal viabilizou junto ao Governo do Estado, através de comodato, os dois automóveis que auxiliarão a Cooperativa Agropecuária Mista do Vale do Rio Sant’ana (Coopermisa), criada nesta gestão para coordenar os projetos que estão em andamento e assim fortalecer a política de desenvolvimento econômico implementada desde 2009.

A família do campo recebe desde o inicio do mandato uma forte injeção de recursos como forma de provocar seu crescimento, isso inclui assistência técnica como a contratação de médico veterinário, engenheiro agrônomo e técnico agrícola,  por exemplo, além de maquinários disponíveis para preparar a terra e assegurar a agricultura familiar e pequenos produtores condições de preparar a terra e viabilizar o sustento dos familiares.

A criação da feira do pequeno produtor realizada as quartas-feiras, é o local onde está sendo comercializada parte da produção do campo, e se transformou neste período como um forte instrumento de fomento a atividade rural.

Está incentivando ainda a construção de tanques de peixe no programa de piscicultura que atende diversos interessados, o programa do leite é hoje o carro chefe com mais de 150 produtores entregando leite para a cooperativa, que pasteuriza e comercializa na região e na cidade. O leite tipo C é um sucesso de vendas, com mais de 500 litros sendo pasteurizado por dia.

O programa da avicultura, com oito famílias de assentados produzindo frango caipira é outro que está se fortalecendo a cada dia, e até o fim do deve expandir-se para todo o estado, comercializando o frango caipira. O município já está viabilizando o selo da vigilância sanitária estadual para melhorar as vendas e impulsionar a atividade que conta com autorização do serviço de inspeção municipal.

Está em andamento à construção de uma farinheira no P.A Raimundo da Rocha, que será tocada por um grupo de pessoas, na produção de todo o tipo de farinha de mandioca. No mesmo assentamento está sendo construída uma agroindústria de rapadura de cana de açúcar, outro negócio incentivado para gerar renda. Até  final do ano serão oito novos produtos no mercado local e regional.

Nunca o meio rural recebeu tanto incentivo como nos últimos dois anos de governo, o que se traduz numa aposta do atual governo municipal como forma de sair do quadro encontrado e provocar o crescimento desejado no campo e na cidade. As mudanças apresentam resultados visíveis com o crescente aumento no numero de filiados à cooperativa e o apoio destes a política implantada para transformar e garantir maior qualidade de vida.

 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96002/visualizar/