Internauta denuncia regalias em cadeia do interior; diretor nega
De acordo com uma denúncia enviada ao Olhar Direto, presos da Cadeia Pública de Itiquira, na região Sul do Estado, estariam circulando livremente pelo local “como se estivessem em suas próprias casas”. Ainda de acordo com a denúncia, os presos também participam de churrascos nos finais de semana e um detento teria saído para comprar refrigerante.
O Olhar Direto entrou em contato com o diretor da Cadeia, Heli Marques, que negou que tais informações sejam verdadeiras. “Nunca fiquei sabendo e com certeza não tem”, respondeu ao ser questionado sobre as regalias denunciadas. Marques ainda declarou que a denúncia pode ter cunho político. “Isso é disputa política, intriga da oposição, todo mundo quer meu cargo”, falou.
Conforme o diretor, não há possibilidade de reeducandos saírem do local para comprarem qualquer coisa, pois não existe sistema de albergue em Itiquira há mais de três anos. Ainda de acordo com ele, apenas um detento está inserido num projeto que constrói casas para pessoas carentes, mas ele é escoltado por agentes prisionais e pelo próprio diretor.
A reportagem também conversou com o delegado regional da Polícia Civil, Lauriberto Godoy, pois policiais civis dividem espaço no mesmo prédio onde funciona a Cadeia Pública de Itiquira. Segundo o delegado, a Polícia Civil recebeu desses servidores comunicado solicitando a mudança para outro local. Em Juscimeira ocorre a mesma situação e, de acordo com Godoy, outros locais já estão sendo providenciados.
A Cadeia Pública de Itiquira possui duas celas e tem capacidade para 16 presos. A unidade é administrada pelo Sistema Prisional do Estado, ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Comentários