China fecha primeiro trimestre com deficit comercial
A China registrou um raro deficit comercial no primeiro trimestre do ano, em um contexto de vigor na economia doméstica e aumento global nos preços das commodities.
Segundo informações da administração aduaneira chinesa divulgadas neste domingo, de janeiro a março as importações chineses superaram as exportações em US$ 1,02 bilhão, fazendo com que o país tivesse seu primeiro deficit comercial trimestral desde 2004.
Os números do comércio exterior mostram que a economia da China pode estar evoluindo para uma direção mais sustentável,por se tornar menos dependente das exportações, disse Isaac Meng, economista do BNP Paribas em Pequim.
Em março, isoladamente, a China teve um pequeno superavit de 140 milhões, enquanto em fevereiro o deficit havia sido de US$ 7,3 bilhões.
As exportações chinesas cresceram 35,8% em março em relação ao mesmo mês no ano passado, enquanto as importações aumentaram 27,3% na mesma comparação.
O deficit comercial chinês no primeiro trimestre tem um componente sazonal, uma vez que as exportações normalmente são mais fracas no início do ano.
Comentários