Irã confirma que tem fábrica de peças nucleares
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, confirmou neste sábado a existência de uma fábrica para a suposta produção de peças para centrífugas nucleares, como denunciou dias atrás a oposição no exílio.
Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal Irna, o chefe da diplomacia iraniana precisou, no entanto, que não se trata de uma fábrica secreta, como assegura a organização Mujahedin Khalq (Combatentes do Povo).
Um representante do grupo opositor anunciou nesta semana nos Estados Unidos que seus informantes haviam descoberto uma fábrica próxima a Teerã na qual eram produzidas bombas moleculares e encanamentos usados nas polêmicas centrífugas nucleares.
"Não é nenhuma nova descoberta. Fabricamos algumas partes no local e não é confidencial. Há dezenas de fábricas no país que compõem as peças necessárias para a Organização da Energia Atômica iraniana", afirmou o ministro.
"Nela fabricamos componentes [para as centrífugas], mas não é de modo algum um segredo", ironizou Salehi, respondendo a uma pergunta durante encontro com a imprensa.
Comentários