Cidade está tomada pelos rebeldes que combatem o ditador. Na véspera, oposicionistas pediram mais comunicação com tropas da Otan.
Forças pró-Kadhafi atacam cidade de Ajdabiyah na Líbia
Forças leais ao ditador Muammar Kadhafi bombardearam os subúrbios a oeste da cidade rebelde de Ajdabiyah neste sábado (9) na Líbia.
Pacientes e funcionários tiveram de ser retirados do hospital da cidade, segundo testemunhas.
Tomada pelos rebeldes antigoverno, a cidade fica no caminho da fortaleza dos rebeldes, Benghazi.
A Líbia enfrenta uma guerra civil desde o começo deste ano, quando manifestações pedindo a renúncia do ditador Kadhafi, há 42 anos no poder, se transformaram em confrontos violentos e passaram a ser reprimidas com força pelo regime.
Em 17 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que valida quaisquer medidas necessárias, inclusive militare para impedir um massacre de civis.
Dois dias depois, a coalizão internacional liderada por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha começou a bombardear a Líbia. O comando da operação passou para a Otan.
Os ataques aliados fragilizaram as forças pró-Kadhafi, mas não foram suficientes para permitir um avanço militar rebelde, criando um impasse no campo de batalha.
Nesta sexta (8), após bombardeios da Otan terem matado e ferido rebeldes, os oposicionistas pediram mais comunicação com as tropas aliadas.
Comentários