Secretária diz que escola ficará fechada por mais uma semana
A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, anunciou nesta sexta-feira que a escola municipal Tasso da Silveira permanecerá fechada por pelo menos uma semana, enquanto professores e alunos receberão atendimento psicológico. Ontem, 12 alunos --dez meninas e dois meninos-- foram mortos e 12 foram feridos a tiros por Wellington Menezes de Oliveira, 23, que cometeu suicídio após os crimes.
Assistentes sociais e psicólogos da prefeitura irão visitar as casas dos alunos, enquanto professores e outros servidores serão atendidos no próprio colégio.
Ao fim desta semana, a Secretaria da Educação avaliará se a escola pode ser reaberta.
Quando isto acontecer, anunciou Costin, o órgão pretende realizar uma ação com alunos e seus pais, para pintar a escola, num ato simbólico de retomada de "um lugar sagrado que foi violentado".
A secretária visitou a escola com os ministros Fernando Haddad (Educação) e Luiz Sérgio Nóbrega (Relações Institucionais)
Haddad afirmou que o massacre de ontem foi um "evento único que não poderia ter sido evitado". O ministro e a secretária disseram que as escolas devem continuar abertas à comunidades.
"Na experiência mundial, a escola mais segura é justamente a escola aberta à comunidade, porque a comunidade se apropria da escola e não deixa eventos dessa natureza ocorrerem", disse o ministro.
Comentários