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Cidades/Geral
Sexta - 08 de Abril de 2011 às 15:40
Por: Alline Marques

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Ilustração

Em meio à discussão sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve sobre Trilho (VLT), a Agência Executora dos Projetos da Copa (Agecopa) informou que o corredor de ônibus foi aprovado pela Assembleia Legislativo em junho de 2010, ou seja, a discussão liderada pelo deputado José Riva (PP) em prol do sistema de trilhos estaria atrasada.

O presidente da entidade, Yenês Magalhães, enfatiza ainda que a decisão sobre o BRT foi tomada em 2008, quando a Cuiabá foi escolhida cidade-sede da Copa. Ele enfatiza ainda que a escolha sobre o modal de transporte ficará a critério do governador Silval Barbosa (PMDB), mas adianta que caso a escolha seja pelo VLT, o governo terá de começar da estaca zero e seriam três anos de trabalho perdido.

“A Agecopa não fez nenhum encaminhamento, ou lobby, para o BRT. Ele foi decidido em 2008. O que nós fizemos depois de toda essa documentação foi dar encaminhamento às elaborações dos projetos e têm importantes parceiros neste processo. Primeiro a Acrimat que doou o estudo de mobilidade urbana, que está pronto e a Ampa e Aprosoja doaram os estudos básicos para o BRT. Esses estudos que foram entregues à Caixa Econômico Federal. Quero deixar bem claro que a decisão final é do governador Silval Barbosa”, afirmou Yenês.

Em 2010, os deputados autorizaram o Poder Executivo a contratar operação de crédito perante agentes financeiros nacionais para atender o conjunto de projetos de mobilidade urbana, dentre eles, o BRT, tendo em vista da realização da Copa do Mundo de 2014.

A Lei 9.379 foi publicada no Diário Oficial no dia 8 de junho de 2010 e no artigo 5º consta que a Secretaria de Estado de Planejamento e a Agência Executora dos Projetos da Copa (Agecopa) ficam obrigadas a encaminhar ao Poder Legislativo os planos de investimentos dos recursos destinados à instalação dos corredores do BRT Mario Andreazza, CPA-Aeroporto e Coxipó Centro.

Ainda em agosto, a Assembleia aprovou o projeto de lei que altera aos artigos 1º e 2ª da Lei 9.379 e autorizou o governo a contratar o valor de R$ 458 milhões junto à Caixa Econômica Federal para ser aplicado nos projetos de mobilidade urbana associados à realização da Copa.

O presidente da Agecopa destaca que existem prazos a serem cumpridos e por isso a preocupação em dar continuidade e andamento ao BRT. Segundo ele, a decisão pelos corredores de ônibus é de governo com aprovação da Assembleia. Yenês também fez questão de afirmar que espera a escolha do melhor para Cuiabá e uma tarifa barata.






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