Polícia desarticula quadrilha que vendia CNHs falsas no Estado
Uma quadrilha especializada na venda de carteiras de habilitação falsas foi desarticulada, hoje pela manhã, na região Sul do Estado, na operação "Contramão", realizada pela Polícia Judiciária Civil. As investigações iniciaram há um ano e meio pela Delegacia da Polícia Civil de Jaciara. O grupo vendia CNHs nas cidades de Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Dom Aquino, Campo Verde, Primavera do Leste, Paranatinga e Rondonópolis. Três pessoas envolvidas no esquema foram presas e outras duas autuadas por posse ilegal de armas e munições.
As habilitações eram comercializadas sem o cumprimento das exigências legais, como frequência ao curso de formação de condutores e realização de testes de aptidão. O bando cobrava R$ 1,7 mil pela categoria AB, e R$ 2 mil pela categoria AD. Foram presos por mandado de prisão temporária Ricardo Lazorotto, o "Boquinha", 26 anos, Odilon Eustáquio Machado Filho, 31 anos, o "Dilon", e Leilane Kellin Martelini, 22 anos. Os três são apontados como os principais articuladores da venda de carteiras de habilitações falsa na região.
De acordo com o delegado da Jaciara, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a quadrilha agia de forma bastante organizada. O empresário de Jaciara Ricardo Lazorotto e Odilon Esutáquio, residente e proprietário de uma autoescola na cidade, vendiam as carteiras falsas. Já Leilane, que mora em Rondonópolis, fornecia compradores para a quadrilha, em troca de uma comissão.
A quadrilha contava com diversos colaboradores da região. Há suspeitas do envolvimento de servidores do Departamento de Trânsito (Detran), pois o exame pericial realizado em quatro CNHs apreendidas, considerou que os suportes das carteiras são verdadeiros, mas as impressões são incompatíveis com o padrão de CNH emitidas pelo Detran/MT. "Por isso, as investigações continuarão para identificar e prender todos os envolvidos no esquema criminoso", disse o delegado.
Durante as investigações, a Polícia Civil também descobriu que Ricardo Lazarroto praticava o crime de tráfico de drogas na cidade de Jaciara. Na casa, dele os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão domiciliar, para combater o tráfico ilícito de drogas.
Na operação foram apreendidos um revólver calibre 38 e dez munições na casa do Jéferson Alessandro Silva de Arruda, 29 anos, o "Japão", também investigado no esquema. Ele é dono de uma autoescola no município de São Pedro da Cipa. O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições.
Na casa de Nerci Fernando Arruda Dias, 25 anos, foram apreendidas 13 munições de uso restrito. Ele também foi autuado por crime de posse ilegal de munições de uso restrito.
Ao todo, os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária. Foram confeccionados dois autos de prisão em flagrante de posse ilegal de arma de fogo e munições. A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Rondonópolis e com o núcleo de inteligência também de Rondonópolis.
Comentários