Maggi e Mackenzie debatem incentivo a ciência
Esta manhã, representantes do Instituto Presbiteriano Mackenzie convidaram o senador Blairo Maggi para ministrar palestra sobre Desenvolvimento Sustentável na abertura do próximo semestre letivo da universidade.
Na oportunidade, sugeriram ao senador que apresente à Comissão de Assuntos Econômicos a necessidade de que sejam editadas leis com incentivo fiscal – a exemplo dos Estados Unidos, capazes de estimular cidadãos e empresários a doarem recursos financeiros às universidades brasileiras. O reitor da Universidade Mackenzie, Sr. Benedito Aguiar, falou dos elevados custos das pesquisas científicas e citou o exemplo da Universidade de Havard, que tem 30% do seu orçamento proveniente de doações. “Sem recursos, vindo de doações ou vindo do governo, não é possível fazer pesquisa, pesquisar é muito caro”, enfatizou.
Aguiar lembrou que entre os contribuintes de Harvard está um brasileiro, o presidente da Companhia de Bebidas das Americas – Ambev. O senador se mostrou favorável à idéia de que o Brasil siga o exemplo da legislação americana, que permite que doações com finalidade educativa e científica possam ser integralmente abatidas no Imposto de Renda. E citou o exemplo da Embrapa, que durante anos investiu em pesquisas e tornou o Brasil auto-suficiente na produção de alimentos.
O senador confirmou a participação como palestrante e ficou de confirmar a data.
Estiveram na visita:
Diretor Presidente do Mackenzie: Hesio Cesar de Souza Maciel
Presidente do Conselho Deliberativo: Maurício Meneses
Presidente Nacional da Igreja Presbiteriana do Brasil: Roberto Brasileiro
Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie: Benedito Aguiar
Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Antônio Cabreira (ex-ministro da Agricultura)
Comentários