Prefeitos cobram apoio do Estado para hospital em Nortelândia não fechar
Prefeitos, secretários e profissionais da área da saúde dos municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia e Porto Estrela foram unânimes em afirmar que o Governo do Estado de Mato Grosso é o responsável pelo quadro caótico da saúde na região do médio-norte. "Descaso, abandono e ameaça de fechamento de hospitais foram às tônicas dos discursos dos prefeitos na audiência pública, que contou com a presença do deputado estadual Luiz Marinho (PTB). "Entendo que chegou a hora de mobilizar toda a sociedade, quebrar a barreira da indiferença, do silêncio e da desigualdade regional", afirmou Marinho.
Em Nortelândia a situação da saúde na área de média e alta complexidade é crítica devido à ameaça de fechamento do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Sant"ana. Neurilan Fraga, prefeito de Nortelândia, lamentou a falta de atenção e sensibilidade do governo para a situação que se estende por muito tempo e coloca em risco a vida da população. "Precisamos da intervenção do poder legislativo para a liberação dos recursos e evitar o fechamento do hospital", disse.
Já o representante do hospital Nossa Senhora de Santana, disse que a situação está insustentável e só resta fechar as portas do hospital. "As vagas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não atendem a demanda e por conseqüência estamos com prejuízos que se acumulam e inviabilizam a continuidade das atividades", desabafou.
A situação no município de Santo Afonso não é diferente, com pouco recurso e sem previsão orçamentária a missão de administrar, o setor da saúde pública se torna um desafio para o prefeito Silvio Souto. "Vivemos um estado de angústia permanente, sem perspectiva de investimento, reivindicando direitos constitucionais", lamentou.
Arenápolis também vive o drama da falta de vagas para internações e o único hospital local também está com os dias contados. " Fazemos parte de uma região que caiu no esquecimento, que não recebe a atenção em vários setores e sem dinheiro não conseguimos atender média e alta complexidade", disse o prefeito Farid Tenório dos Santos.
A audiência pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Nortelândia reuniu representantes de diversos segmentos, gestores das áreas da saúde, associações de bairros que também reivindicaram aumento dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e investimentos em programas de geração de emprego e renda. O presidente da Câmara Municipal de Nortelândia disse que a audiência possibilitou Maior diálogo e a união de vários municípios para estabelecer ações conjuntas.
Comentários