Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Abril de 2011 às 10:34

    Imprimir


A prefeitura municipal de Nortelândia através de todas as secretarias municipais que compõe a estrutura administrativa, desenvolve ações setoriais que visam proporcionar uma melhora na qualidade de vida para a população.

O trabalho é uma parceria com o programa de Educação Cooperativa União faz a Vida, tocado pelo Sicredi Oeste, que desde o ano passado trabalha a formação dos educadores numa metodologia cooperativista. Para isso, habilitou os assessores pedagógicos do programa Adelaide Del Castanhel e Florindo de Almeida.

O projeto resulta em diversas práticas, incorporadas no cotidiano escolar pelos professores, alunos e a comunidade. As aulas passam a ser mais participativas e democráticas, objetivando desenvolver o senso crítico, a autonomia e a responsabilidade social. Complementando essa visão foram realizadas oficinas, onde os professores vivenciavam na prática, com fundamentação teórica, as metodologias que além de propiciar a permanente atualização desses profissionais, servem também como estímulo para inovar as práticas pedagógicas.

Esta formação tem um diferencial em relação a outras formações, pois o educador aprende a fazer, praticando, e na metodologia de projetos leva o educando a aumentar seu conhecimento desenvolvendo de forma prática, ou seja, tanto educadores como educandos vivenciam as aprendizagens tornando-as mais significativas.

A Secretária Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat, entende que os profissionais da educação possuem grande responsabilidade na formação humana e integral dos alunos. De acordo com ela, todos consideram a Educação como um dos principais instrumentos de preparação para o exercício da cidadania e indivíduos capazes de construir a própria história e principalmente interagir com a sociedade.

Neste ano, diversas ações serão desenvolvidas, entre elas o programa de educação cooperativa, em que as escolas estarão executando os projetos com a participação de toda a comunidade escolar.

O programa A União Faz a Vida continuará promovendo oficinas para os educadores e gestores, assessorando diretamente as escolas, acreditando assim que só acontecerá uma mudança significativa na sociedade se ocorrer mudanças positivas no comportamento das crianças e adolescentes. Entre os objetivos dos parceiros, está o investimento na educação municipal, com o intuito de transformar  a realidade escolar e construir uma comunidade muito mais cooperativa e cidadã.

Nos dias 21 e 22 de Março, teve inicio as atividades com o encontro de formação dos assessores pedagógicos em Cuiabá, que tratou do tema  “Cooperação e Cidadania  nas Relações Interpessoais”,  com os professores formadores Max Günther Haetinger e Daniela Haetinger.

Nos dias 28 e 29 de março, em Nortelâdnia, foram realizadas com os educadores duas oficinas, sendo Escola e questões de Cidadania na História da Educação Brasileira (Dispositivos de Organização Curricular: Tempo, espaço, conhecimento e exercício de poder) e Projetos e Currículo (organização curricular).

Professores, assessores pedagógicos, representantes do Sicredi, Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Pedagógica do Estado e Administração Municipal, avaliaram positivamente as oficinas promovidas.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, fez questão de destacar o comprometimento dos educadores do município com uma educação de qualidade, o que vem sendo comprovado na prática, diante dos números alcançados e divulgados pelos órgãos oficiais do Estado e do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a nota 10 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) e pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Palma de Ouro, que premia anualmente as 100 melhores gestões educacionais do Brasil.

“Fica claro com estas conquistas que há um empenho dos profissionais em transformar a vida das pessoas através de um bom ensino aprendizagem, e o trabalho desenvolvido por eles nos enche de alegria, ao mesmo tempo em que dão à certeza de que unidos em torno de um só objetivo podemos fazer muito pela educação” disse o prefeito.

O gerente da unidade de atendimento do Sicredi de Nortelândia, Sinai Tavares, também demonstrou entusiasmo com a parceria e classificou os bons números alcançados pelo município, como o resultado de uma união promissora dos profissionais da educação no sentido de transformar  a educação.

“Estou muito animado com a integração efetiva dos educadores nas oficinas, o que nos faz, continuar acreditando no sucesso do programa, mantendo nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico da cidade” afirmou Tavares.

Estive também presente a Assessora Pedagógica do Estado no município, Josiane Meira.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96524/visualizar/