Homens se fazem de PMs para ludibriar vigia e violar terminais do Banco do Brasil dentro da Seplan, a cerca de 30m da sala do governador
Cuiabá: 2 caixas eletrônicos foram arrombados
Mais dois caixas-eletrônicos são arrombados de uma só vez na Capital. Ontem de madrugada, cinco homens fortemente armados – dois utilizando uniformes da Polícia Militar - invadiram a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que fica no Palácio Paiaguás, e arrombaram os dois caixas-eletrônicos do Banco do Brasil, fugindo com cerca de R$ 400 mil em dinheiro. Os bandidos ainda queimaram algumas cédulas. O assalto ocorreu por volta da 1 hora e durou cerca de três horas, suficientes para retirar todo o dinheiro.
A Seplan está localizada a menos de 30 metros do gabinete do governador Silval Barbosa. Para entrar no corredor onde estão instalados os dois caixas, os bandidos teriam saído do estacionamento da Assembleia Legislativa para render o vigia, que foi amarrado e trancado numa sala.
Segundo o vigia, ele foi rendido por dois deles que se passavam por policiais. Ao acreditar que estava atendendo dois PMs, abriu a porta, mas acabou rendido. Ele alegou ter sido agredido, mas não havia sinais de espancamento.
Os ladrões usaram o chamado “kit arrombamento” – maçarico, botijão de gás, cilindro de oxigênio e também botijão de gás -, para cortar os caixas e retirar todo o dinheiro. A quadrilha teria fugido em algum automóvel estacionado nas proximidades.
As investigações apontam que os bandidos sabiam da existência de câmeras de segurança, que foram viradas. Pelo esquema, os dois bandidos trancaram o vigia e, em seguida, apareceram os demais integrantes do bando trazendo as ferramentas para cortar os caixas. Por se tratar de período de pagamento do funcionalismo público, os caixas foram reabastecidos recentemente.
No local, os bandidos deixaram o equipamento utilizado para o corte dos caixas e também algumas cédulas queimadas. O que chamou a atenção dos policiais que foram atender a ocorrência foi que o assalto ocorreu no período em que o supervisor de segurança do vigia se encontra em férias.
O roubo está sendo investigado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), onde a delegada Ana Cristina Feldner colocou uma equipe para trabalhar no caso. No entendimento dos policiais, os bandidos já sabiam como funcionavam os caixas e que não havia segurança alguma.
Neste ano, os ataques a caixas-eletrônicos já são cerca de 20 na Grande Cuiabá e região.
Comentários