Arcebispo convoca fiéis contra a TV Brasil
Por determinação do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Brasil não exibirá mais programas religiosos a partir de setembro. A decisão foi tomada para garantir mais pluralidade à emissora, mas não agradou em nada as igrejas católica e evangélica. As informações são da Folha.com.
Para mostrar sua insatisfação, o padre e diretor do programa "Palavras de Vida", Dionel Amaral, convocou os fiéis a demonstrarem a posição da Igreja. No domingo, após a "Santa Missa", celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, o padre Amaral (cujo programa será cancelado) pediu aos espectadores que enviassem e-mails à presidente Dilma Rousseff para depôr contra a medida.
Já o pastor Flávio Lima, que dirige o programa "Reencontro", da Igreja Batista, classificou a decisão como "discriminação, pois nunca nos consultaram nada".
As atrações são transmitidas desde 1989, quando eram vistas pela TVE. A criação da EBC só fez com que as igrejas mudassem de casa.
Segundo a EBC, a suspensão tem como objetivo garantir a diversidade religiosa em seus canais e só foi decidida depois de um longo debate. As faixas que exibiam os programas serão preenchidas com atrações que tratarão a religião como tema.
Entretanto, a Igreja Católica diz que a EBC está infringindo o decreto 7.117/2010 – a ratificação de um acordo entre o Brasil e o Vaticano, em que o país tupiniquim autoriza a instituição a disseminar sua palavra aos que não podem sair de casa.
Comentários