Grupo de mulheres promove ações voltadas ao desenvolvimento sustentável no município de Sorriso
Agricultura incentiva cooperativismo feminino
Brasília (05/04/2011) - Integrantes do projeto “Mulheres no Campo” estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na segunda-feira, 4 de abril. O grupo foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Erikson Chandoha.
A iniciativa recebe apoio institucional do ministério, com apoio à organização de eventos, como o I Fórum “Construindo Um Futuro Melhor”, realizado em dezembro de 2010. O incentivo faz parte do Programa Coopergênero: Integrando a Família Cooperativista, da SDC.
O grupo surgiu dentro do Clube Amigos da Terra (Cat) de Sorriso (MT) e conta com cerca de 80 integrantes. São produtoras rurais e esposas de agricultores unidas pela valorização feminina dentro do agronegócio. Elas também defendem a promoção de iniciativas que fomentem a sustentabilidade, como o plantio direto na palha e a integração lavoura-pecuária-floresta.
As próximas etapas previstas também são voltadas à preservação ambiental como a implantação de coleta seletiva de lixo nas propriedades rurais e na rede de ensino do município. Para executar essa e outras ações, as mulheres pediram recursos ao secretário do Ministério da Agricultura. Elas planejam a realização de um evento sobre integração lavoura-pecuária-silvicultura. “É um trabalho louvável e um passo importante na frente de muitos municípios”, elogiou o secretário Erikson Chandoha. “Vamos procurar formas de contribuir”, disse.
Coopergênero
O Ministério da Agricultura implantou, desde 2004, o Programa Coopergênero: Integrando a Família Cooperativista, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, no Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop).
O objetivo do Coopergênero é contribuir para a construção da equidade/equilíbrio de oportunidades e tratamento entre mulheres e homens, no cooperativismo e no associativismo brasileiro.
Comentários