Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Abril de 2011 às 07:40

    Imprimir


AFP
Rebelde líbio se posiciona nos arredores da cidade de Brega enquanto um alvo não identificado queima no horozonte
Rebelde líbio se posiciona nos arredores da cidade de Brega enquanto um alvo não identificado queima no horozonte

A Otan realizou um novo bombardeio aéreo contra forças leais a Kadhafi a cerca de 30 km a leste do porto petroleiro de Brega, onde há dias ocorrem duros combates pelo controle da cidade, a 800 km da capital Trípoli.

O ataque aconteceu às 9h (4h de Brasília), provocando a destruição de duas caminhonetes das forças de Kadhafi, que atuavam em uma área desértica. O bombardeio não causou vítimas, já que os soldados que ocupavam os veículos conseguiram fugir.

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Após menos de 48 horas, a 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques de França, Reino Unido e Estados Unidos. Dez dias depois, o comando da operação passou à Otan.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96712/visualizar/