Henry aponta negligência de médico pela morte de bebê
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry (PP), responsabilizou, em visita a Rondonópolis nesta segunda-feira (2), o médico plantonista da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis pela morte do bebê de dois meses, vítima de um edema pulmonar agudo. O pediatra teria negado atendimento à criança. A negligência, porém, ainda será apurada.
As informações repassadas por Henry foram levantadas pelas equipes médicas do Hospital Regional de Rondonópolis, onde a Central de Regulação de Vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) também tentou hospitalizar a criança, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela própria direção da Santa Casa. Conforme o diretor da unidade, Marcelo Carruesco, “a Santa Casa vai apurar se houve negligência até o fim”.
Segundo a diretora do Regional, Rosana Zucato, o Estado não se omitiu, pois não é referência neste tipo de atendimento e sim em trauma-ortopedia. Um médico do corpo clínico do Regional também ressaltou nesta manhã durante encontro com o promotor Ari Madeira, da Promotoria de Defesa da Cidadania e do Consumidor, que o Regional ofereceu a sua UTI, mesmo sendo adulta, mas que precisaria do pediatra da Santa Casa para atender o bebê.
O incidente coincidiu com a visita de Pedro Henry no município. Henry e Pátio estiveram reunidos toda a manhã e parte desta tarde discutindo este e outros assuntos relacionados ao Hospital Regional e a uma possível recontratualização com a Santa Casa. “A Secretaria lamenta profundamente este episódio, que mostra de fato a fragilidade da Saúde do nosso Estado”, afirmou o secretário.
Ainda de acordo com Henry, é provável que o fato gere uma ação judicial para que sejam apontados os responsáveis. Este não seria o único caso de paciente que precisou de uma UTI pediátrica na cidade. A diretora do Regional confirmou durante a reunião que desde quarta-feira a Central de Regulação tenta uma vaga em UTI pediátrica no Estado para outra criança.
A informação da morte do bebê foi dada pelo próprio prefeito da cidade, José Carlos do Pátio (PMDB), ao final da coletiva com Pedro Henry. O prefeito adiantou que irá acionar o Ministério Público Estadual.
Comentários