Aeroporto da Pampulha aposta em mercado executivo
O governo de Minas Gerais planeja criar áreas específicas no Aeroporto da Pampulha para abrigar empresas comerciais e de manutenção destinadas à aviação executiva e transformar o aeroporto de Carlos Prates em um centro de treinamento e formação de pilotos. Os planos para os dois empreendimentos serão detalhados a partir de estudo contratado a uma empresa de consultoria, numa iniciativa já negociada com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
As condições do acordo de cooperação para contratação do estudo estão na fase final de definição, informou o subsecretário de Assuntos Internacionais do governo mineiro, Luiz Antonio Athayde. A parceria deverá ser firmada em 30 dias, estabelecendo prazo de nove meses para conclusão do levantamento de dados e análise do modelo a ser adotado. "Entendemos que o Aeroporto da Pampulha pode se transformar numa base para a aviação executiva, sem qualquer competição com a aviação regional", disse Luiz Antono Athayde.
O Aeroporto de Carlos Prates, por sua vez, tem boas condições, na visão do governo, para destinar área ao treinamento de pessoal, especialmente pilotos, além de abrigar atividades ligadas ao comércio e manutenção de peças e aeronaves para a indústria aeronáutica. "A ideia é criar no entorno dos dois aeroportos uma dinâmica para atração de empresas do setor que gerem empregos qualificados", afirmou o subsecretário.
O estudo que o governo estadual pretende contratar, a partir de acordo com a Infraero e a PBH vai indicar as áreas possíveis de expansão nos aeroportos da Pampulha e de Carlos Prates para abrigar os negócios que atenderão as empresas de aviação e o potencial dessas atividades. "O foco é ampliar a aviação executiva para permitir que grandes empresas se instalem nessa infraestrutura e, num momento segu inte, criar a possibilidade de ligação internacional do terminal da Pampulha", afirmou Athayde.
Os dados que serão levantados no estudo para o Aeroporto da Pampulha também vão avaliar as melhorias que poderão ser feitas para aumentar a eficiência das operações do aeroporto tanto na aviação regional quanto na executiva.
Editais de Confins
Serão lançados neste mês ou, no mais tardar, em maio, os editais para o projeto executivo do terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Confins, na Grande Belo Horizonte, e para escolha da empresa responsável pela operação do aeroporto industrial de Confins. O subsecretário de Assuntos Estratégicos do governo mineiro, Luiz Antonio Athayde, informou ontem num encontro com empresários e profissionais da indústria da aeronáutica que o terminal 2 será construído em aço e vidro no sistema modulado, permitindo a entrega da obra em 24 meses, com quatro pontos de embarque.
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