Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 04 de Abril de 2011 às 11:25

    Imprimir


Um hotel do município de Alto Araguaia foi acionado pelo Ministério Público Estadual por captar água de um rio em ponto próximo ao lançamento de dejetos e esgoto. A ação civil pública, com pedido de liminar, foi proposta na sexta-feira (01) pela Promotoria de Justiça Cível do município. O MPE requer a apreensão dos dispositivos usados na captação, além de imposição de multa diária para o caso de instalação de outros equipamentos no lugar dos apreendidos.

Também foi solicitada a análise das propriedades físico-químicas da água destinada aos hóspedes, a fim de averiguar, sob a ótica do direito do consumidor, a qualidade do serviço e dos produtos oferecidos. De acordo com o autor da ação, promotor de Justiça Marcelo Lucindo, o rio onde a água vem sendo captada corre nos fundos do estabelecimento. Investigações preliminares demonstram indícios de que toda a água consumida pelo hotel era retirada de um afluente do Rio Araguaia em um ponto próximo a um local de lançamento de dejetos e esgoto. O hotel também não possui autorização dos órgãos ambientais para fazer qualquer tipo de retirada.

“Além da questão referente à duvidosa qualidade da água captada e utilizada pelo hotel, a Lei 9.433/97 exige a obtenção da outorga do direito de uso de recursos hídricos ou, alternativamente, a inscrição no Cadastro Estadual de Uso Insignificante de Água, sendo que o estabelecimento não atende a nenhum dos dois requisitos, conforme informação prestada pela SEMA", ressaltou o promotor de Justiça.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96828/visualizar/