Presidente do Cazaquistão é reeleito com 95,5% dos votos
O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaiev, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos ao obter 95,5% dos votos nas eleições do domingo (3), segundo os resultados parciais publicados pela Comissão Eleitoral Central nesta segunda-feira.
O próprio Nazarbaiev já havia se proclamado vencedor das eleições presidenciais, afirmando que os dados preliminares indicavam que ele havia ganhado com folga o pleito.
"Os resultados preliminares da Comissão Central Eleitoral e as pesquisas de boca de urna apontam que o povo cazaque, nossos cidadãos, aprova o trabalho que fizemos nestes últimos 20 anos", declarou o presidente durante uma visita ao diretório de seu partido.
No poder desde 1989, ainda antes da declaração da independência desta ex-república soviética em dezembro de 1991, Nazarbaiev rejeitou por decreto a proposta do Parlamento da iniciativa de um grupo de cidadãos de convocar um plebiscito constitucional para prolongar seu mandato até 2020 e em vez disso promoveu uma reforma da lei fundamental para convocar eleições antecipadas.
Concorreram neste pleito outros três candidatos: o líder dos comunistas, Zhambil Ajmetbekov; o senador Gani Kasimov, do Partido dos Patriotas; e o independente Mels Eleusizov, à frente da legenda ecologista Tabigat.
Comentários