Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Abril de 2011 às 19:09

    Imprimir


O chefe do Estado cazaque, Nursultan Nazarbayev, ganhou as eleições presidenciais antecipadas realizadas neste domingo por uma arrasadora maioria de cerca de 95%, segundo as pesquisas de boca-de-urna realizadas por diferentes organizações. "A absoluta maioria, concretamente 95,1% dos consultados, votou no atual chefe do Estado, Nazarbayev", disse a diretora do instituto da democracia, Yulia Kuchinskaya.

Enquanto isso, a Associação de Sociólogos e Cientistas Políticos do Cazaquistão (ASIP) afirmou que Nazarbayev conseguiu obter 94,82% dos votos. De acordo com o ASIP, em segundo lugar ficou o senador Gani Kasimov, com 2,17% dos votos, seguido do líder dos comunistas Zhambil Ajmetbékov, com 1,57%, e do independente Mels Eleusizov, com 1,44%, informou da capital Astana a agência russa RIA Novosti. Ao término da jornada eleitoral, a Comissão Eleitoral Central (CEC) informou que a participação foi de 89,9% do eleitorado.

Duas horas antes do fechamento dos colégios eleitorais, quando 76,9% dos eleitores já tinham votado - esse pleito já tinha superado a participação das presidenciais de 2005, que contou com 76,78% dos eleitores e no qual Nazarbayev se impôs com 91,1% dos votos. A CEC divulgará na segunda-feira os resultados preliminares, enquanto os definitivos serão anunciados até o próximo dia 12.

Em janeiro, o chefe do Estado rejeitou por decreto a proposta do Parlamento de convocar um plebiscito constitucional para prolongar seu mandato até 2020, sem necessidade de convocar eleições, e em vez disso promoveu uma reforma da lei fundamental para convocar o pleito antecipadamente. A oposição, que acusa Nazarbayev de perpetuar-se no poder, decidiu boicotar as eleições, por isso que não apresentou nenhum candidato.

O candidato Ajmetbékov disse que tinha votado "pelos interesses do povo" e assegurou que tinha escolhido esse caminho e que iria "até o final". "Fiz tudo o que pude, que venham outros e façam mais", declarou, por sua vez, Kasimov, após votar.

Eleusizov já tinha participado do pleito presidencial de 2005, no qual somou 0,28% dos votos, que lhe deixou em último lugar, enquanto Kasimov foi o terceiro de quatro candidatos nas eleições de 1999, com 4,6% dos votos. A oposição, que acusa Nazarbayev - no poder desde antes da independência cazaque da União Soviética em 1991 - de tentar se perpetuar no poder, decidiu boicotar estas eleições, por isso que não apresentou nenhum candidato.

"Nossa CEC registrou 1.059 observadores e mais de 200 jornalistas estrangeiros. Assim é como são realizadas em nosso país eleições honestas e abertamente legítimas", declarou Nazarbayev, de 70 anos, após votar. Ele acrescentou que o país celebra um "pleito histórico porque este ano o Cazaquistão completa 20 anos" como Estado após sua independência da União Soviética, enquanto agradeceu ao eleitorado pela alta participação.

Os observadores internacionais destacaram a grande participação e também a ausência de infrações nos colégios eleitorais, que abriram suas portas às 7h no horário local (22h de Brasília) e fecharam às 20h (11h de Brasília).

O assessor de assuntos políticos do presidente cazaque se disse convencido de que os observadores internacionais, incluindo a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), darão uma opinião positiva desta jornada eleitoral.

As duvidosas credenciais democráticas do Cazaquistão foram duramente criticadas por alguns países e organizações de direitos humanos quando se transformou no ano passado no primeiro país muçulmano, asiático e ex-soviético a presidir a OSCE.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96914/visualizar/