Igreja do Seminário ficará azul pelo Dia Mundial da Conscientiação do Autismo
Sábado (02 de abril) é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na tentativa de inserir a data no calendário mato-grossense e fomentar as discussões e desenvolvimento de políticas públicas que garantam a inclusão dos autistas na sociedade brasileira, o senador Pedro Taques (PDT) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mato Grosso, Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (ACOMAC) e Ação Cultural tiveram a iniciativa de iluminar a Igreja do Seminário, Centro de Cuiabá, com a cor símbolo dessa síndrome.
O Dia Mundial do Autismo foi criado pela ONU em 2007 para a conscientização desta desordem neurobiológica, que, segundo especialistas, afeta a maneira como 70 milhões de pessoas em todo o mundo se comunicam e interagem.
A Igreja do Seminário foi escolhida pela sua localização central e ampla visibilidade. Por ali passam diariamente milhares de pessoas. Várias cidades apoiam a data como forma de esclarecer a população sobre a convivência e a integração dos autistas e suas famílias na sociedade.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada e Masp, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios do país. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também serão iluminados de azul para a data.
Autismo é uma desordem neurobiológica que compromete o desenvolvimento típico do indivíduo, afetando cada criança forma única.
Os sintomas podem variar tanto na qualidade quanto na intensidade, comprometendo a capacidade de socialização, comunicação e imaginação, a chamada tríade. Também podemos encontrar desde o retardo mental severo à inteligência normal, com evidencias de altas habilidades em algumas áreas, comparados à população geral.
Comentários