Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 14 de Setembro de 2013 às 22:50
Por: Roberto Weber

    Imprimir


Nesta sexta-feira (13), a Rede Catamato apresentou o Seminário de Validação do Plano de Logística Solidária, no auditório da Universidade de Mato Grosso.


 
 
Estiveram presentes, aproximadamente 100 participantes, incluindo as lideranças dos catadores das cooperativas que atualmente compõem a rede Catamato, COOPERTAN de Tangará da Serra, ASSCAVAG de Várzea Grande e pela COOPCHMAR de Chapada dos Guimarães.


 
 
Segundo o professor e assessor local, Sandro Benedito Sguarezi, a validação do projeto Cataforte II é um passo importante para avançar na profissionalização dos catadores:
 


 
“O propósito do CATAFORTE II neste momento é finalizar um processo de construção coletiva que os catadores do estado de Mato Grosso estão fazendo em torno da utilização dos caminhões que foram destinados para a Rede CATAMATO”, diz Sandro.


 
 
Sandro relata que o plano para utilização dos caminhões foi construído em cerca de 90 dias e apresenta formas de pensar e agir estrategicamente para garantir a inclusão sócia produtiva dos catadores do estado de Mato Grosso. Segundo Sandro, o seminário foi instituído para que todos pudessem visualizar o plano, de forma que, cada um à sua maneira possa contribuir e aprimorá-lo antes de colar em prática.


 
 
As prefeituras de Poconé, Chapada dos Guimarães e outras cidades, vieram até Tangará da Serra para acompanhar a apresentação do projeto CATAFORTE II. Segundo Sandro a participação destes visitantes é muito positiva: “Nós já elaboramos o CATAFORTE III, que é um projeto de expansão da rede, que vai atuar com no mínimo doze cooperativas, e, portanto vai estar em doze cidades do estado de Mato Grosso”, diz.
 


 
Sandro relembra ainda que um dos compromissos da sociedade brasileira é diminuir a miséria, e em 2014, fechar todos os aterros e todos os lixões: “Então nós temos que ter um compromisso também com estas pessoas que estão dentro destes espaços, porque elas não tiveram as mesmas oportunidades que nós”, finaliza.


 
 
Silvana Regina dos Santos, atual presidente da COOPERTAN e também da Rede Catamato relembra que houve um avanço muito positivo em relação à conscientização da população do município de Tangará: “Hoje Tangará está de parabéns, a população separa o lixo. Nos dias em que o caminhão não passa pra recolher, eles reclamam, então, diariamente o caminhão precisa estar trabalhando, porque já virou hábito”, conclui Silvana.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9699/visualizar/