Omã detêm entre 50 e 60 durante confrontos, dizem testemunhas
Frças de segurança detiveram entre 50 e 60 manifestantes durante confrontos na sexta-feira na cidade industrial de Sohar, em Omã, disseram testemunhas.
violência na sexta-feira, durante a quinta semana de protestos, envolveu o uso de facas, pedras, gás lacrimogêneo e balas de borracha, disse o procurador-geral de Omã.
Um homem ferido por uma bala de borracha nos protestos de sexta-feira morreu no hospital. Ativistas disseram à Reuters que forças de segurança usaram gás lacrimogêneo e bateram em manifestantes com cassetetes.
O procurador-geral de Omã disse em um comunicado divulgado pela mídia estatal que os manifestantes, alguns dos quais pediam a libertação de outros ativistas detidos na terça-feira, atiraram pedras e usaram facas contras as forças de segurança, que reagiram usando gás e disparando balas de borracha.
Manifestações contra governos autoritários que se espalharam pela região não pouparam o conservador e normalmente tranquilo Omã, no sudeste do Península Arábica. A dinastia governante tem sido apoiada pelos Estados Unidos e também tem laços com o Irã.
Os protestos em Omã, que produz 800 mil barris de petróleo por dia, têm se focado em reivindicações por melhores salários, empregos e o fim da corrupção.
Comentários