Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Abril de 2011 às 09:45

    Imprimir


Centenas de pessoas saíram neste sábado (2) às ruas da cidade de Kandahar (sul do Afeganistão), para protestar pela queima de um exemplar do Corão em uma igreja dos Estados Unidos. A emissora de televisão Tolo informou que a polícia fez disparos para dispersar os manifestantes, que chegaram a queimar veículos durante as manifestações.

Segundo testemunhas citadas pela agência afegã de notícias AIP, duas pessoas morreram e várias ficaram feridas devido aos tiros na praça Charsaw, embora nenhuma fonte oficial tenha ainda confirmado isso.

Os protestos em Kandahar acontecem apenas um dia depois da morte de sete trabalhadores da ONU e cinco civis durante uma manifestação similar na cidade de Mazar i Sharif (principal cidade do norte do Afeganistão) que levou a um violento atentado ao escritório local da ONU (Organização das Nações Unidas).

O governador da Província afegã de Balkh, Atta Mohmmad Nour, confirmou ontem a morte das 12 pessoas. Ele disse ainda que mais de 20 insurgentes envolvidos no ataque foram presos.

A manifestação em Mazar i Sharif foi organizada para protestar contra um pastor fundamentalista americano. Em 20 de março, o pastor protestante Wayne Sapp queimou um exemplar do Corão em uma igreja da Flórida (EUA) na presença de outro pastor, Terry Jones, que no ano passado ameaçara fazer o mesmo por ocasião do aniversário do 11 de Setembro.

A ação de Sapp desencadeou uma onda de condenações entre as autoridades do mundo islâmico - o presidente afegão, Hamid Karzai, qualificou o caso como um "crime contra uma religião" e exigiu um castigo judicial contra o pastor.

Rompimento diplomático

Os manifestantes afegãos fizeram uma declaração exigindo que o governo do país "rompa qualquer ligação diplomática com os Estados Unidos se eles não julgarem o pastor que queimou o Corão".

Eles pediram ao Parlamento afegão que “declare ilegal a presença de tropas estrangeiras no Afeganistão”, onde cerca de 132 mil soldados de outros países apoiam o governo contra os insurgentes do grupo fundamentalista Taleban.

Um porta-voz da polícia de Mazar i Sharif, Lal Mohammad Ahmadzai, afirmou que insurgentes "talebans se infiltraram entre os manifestantes".





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97020/visualizar/