Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 17:10

    Imprimir


Fablício Rodrigues/Reprodução
Antonio Carlos Garcia assume o comando da DHPP, no lugar do polêmico Márcio Pieroni
Antonio Carlos Garcia assume o comando da DHPP, no lugar do polêmico Márcio Pieroni

O delegado Antônio Carlos Garcia assumiu, nesta sexta-feira (1º), o comando da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Cuiabá, no lugar de Márcio Pieroni, que assume os trabalhos da reativada Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (Derrf) da Capital.

Desde o início da semana, Pieroni colocou o cargo à disposição, após reabrir as investigações do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral e ser desautorizado pela Justiça Federal.

Conforme a Diretoria da Polícia Civil, a substituição do delegado Pieroni não acarretará prejuízos às investigações disciplinares, iniciadas pela Corregedoria Geral, referente à morte do juiz Leopoldino.

O pedido foi aceito pela Diretoria Metropolitana, que precisava de um delegado para reativar a delegacia, atendendo a uma determinação do governador Silval Barbosa.

Pieroni terá um grande desafio pela frente, uma vez que a Derrf nasce desestruturada, pois não existe efetivo – tanto investigadores como escrivães e tampouco delegados para serem lotados na nova delegacia especializada.

Segundo o diretor de Polícia Metropolitana, Marcos Veloso, a nova delegacia terá o papel de investigar os crimes de roubos e furtos, ocorridos em toda a Cuiabá, dando agilidade nas apurações dos delitos praticados com violência e grave ameaça à pessoa.

A Derrf, cuja data de funcionamento ainda não está confirmada, deverá funcionar no prédio da Delegacia do Coxipó, que tem como ponto negativo a distância do centro da Capital.

Caso Leopoldino

Na semana passada, o Ministério Público Federal acusou o delegado de ter montado "uma farsa" para tumultuar a ação penal, em que o empresário Josino Pereira Guimarães é tido como principal acusado de ser o mandante do crime, ocorrido em setembro de 1999. O empresário está prestes a ir a Júri Popular.

Na avaliação do MPF, as provas produzidas nas investigações conduzidas pelo delegado Márcio Pieroni foram indevidamente direcionadas, com elaboração de termos de depoimentos ideologicamente falsos. Foi-se descoberta uma farsa para promover a dúvida, ao qual identificaram a participação de policiais.

Após diligências efetuadas pela Polícia Federal, os procuradores da República concluíram que a investigação conduzida pela Polícia Civil contém inúmeros vícios.

Constatou-se que as provas, até então para comprovar que o juiz Leopoldino estaria vivo, continham inúmeras inconsistências, ocasião em que foram levantadas as suspeitas de que na verdade se trataria de uma farsa para beneficiar Josino Guimarães.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97068/visualizar/