Seminário aborda memória e resistência dos trabalhadores
Termina hoje (1°) o 2º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - Memória e Resistência”. Aberto no dia 30 de março, o evento ocorre na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A secretária-geral, a 1ª secretária e a diretora regional do Polo Médio Norte II do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vânia Miranda, Silvana Silva e Miriam Botelho Petrenko, respectivamente, participam do encontro.
Em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o evento promove debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos operários, rurais, sindicais e populares, bem como sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a transferência de informações e o incentivo à recuperação e à preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações.
Conferencistas e especialistas nacionais e internacionais debatem, a partir de diversas perspectivas disciplinares, temas de interesse no âmbito dos arquivos dos trabalhadores da cidade e do campo. Segundo Vânia Miranda, o evento destaca a importância da preservação e organização dos arquivos das entidades com relatos de experiências enriquecedoras. ”São documentos relevantes para o conhecimento das formas de resistência dos trabalhadores e mostra como foi o processo de redemocratização e construção da história recente do País".
A 1ª secretária do Sintep/MT concordou. "O seminário cumpriu o objetivo de realizar debates sobre os documentos reunidos ao longo da história e apontou o incentivo à recuperação e preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações", acrescentou Silvana Silva. As sindicalistas participaram ainda dos minicursos promovidos pelo evento.
Segundo Miriam Botelho, a finalidade do debate vai além da conservação dos arquivos. “Estes são registros diários da luta dos movimentos sindicais, fundamentais para a manutenção da memória, mas é preciso pensar num centro abrangente que guarde diversos elementos pertinentes à história do mundo dos trabalhadores, como fotos, e outros itens iconográficos que carregam o conteúdo indispensável para a resistência sindical”, ressaltou a diretora regional do Sintep/MT.
Mais informações no endereço eletrônico http://www.an.gov.br/seminario.
Comentários