Os efeitos do fenômeno “La Niña” não deve comprometer a produção da lavoura no Estado
Milho: 31,7% da produção já foi comercializada em Mato Grosso
O plantio do milho já está encerrado em todo Mato Grosso. A preocupação do produtor agora é quanto à comercialização do grão.
De acordo com o Boletim Semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado esta semana, o levantamento de comercialização de milho realizado em 24 de março apontou para um pequeno avanço mensal de 3 p.p., atingindo 31,7% da produção esperada de Mato Grosso comercializada com comprador final.
Um avanço pequeno que já esperado pelos produtores que passaram os meses de fevereiro e março preocupados com o plantio.
Com boa parte da produção comercializada, os produtores mato-grossenses estão apreensivos agora com os efeitos do fenômeno “La Niña” que deve ocorrer em suas lavouras este ano. No entanto, segundo o boletim, o fenômeno deve ser muito intenso e de curta duração. Assim, os riscos climáticos durante estes meses não apontam comprometer a produção da lavoura de segunda safra. Além disso, a temperatura em anos de “La iña” é mais amena, principalmente à noite, diminuindo a evapotranspiração e favorecendo o desenvolvimento da cultura.
Conforme boletim da Somar Meteorologia, as chuvas devem ocorrer abaixo da média em abril e um pouco acima da média no mês de maio.
Comentários