BC faz mudança em pesquisa com previsão de economistas
O Banco Central anunciou mudanças na pesquisa semanal Focus, que coleta as previsões de mais de 100 entidades do setor privado para a economia.
A partir de julho, as projeções, apenas de inflação, serão divididas em três grupos, que representam cada um cerca de um terço dos participantes: bancos, gestores de recursos e demais (consultorias, corretoras e empresas, entre outros).
Existe a possibilidade de que as consultorias também sejam destacadas em um quarto segmento, devido ao peso que têm nesse último grupo.
O BC antecipou esses dados considerando as previsões de inflação feitas até 25 de março. Os gestores aparecem com as previsões mais pessimistas para o indicador. Bancos e demais têm estimativas abaixo da média.
Uma segunda mudança é a criação de um "Top 10", com as previsões das instituições com maior percentual de acerto nos últimos 12 meses.
Hoje, existe um "Top 5", que será descontinuado. Além disso, a escolha é feita com base nos acertos verificados em um período mais curto, o que provoca muitas mudanças no ranking e, consequentemente, nas projeções.
Comentários